Trabalhar como escritor de livros ou escritor de história em quadrinhos sempre foi um tabu. Muitas pessoas que sonhavam em ser profissionais nessa área, nem tentaram começar pois eram desencorajados pelos próprios familiares e amigos.

Em um tempo não muito distante, essas duas profissões eram reconhecidas como sem futuro, pois era difícil de ganhar dinheiro a não ser que fosse extremamente talentoso ou já tivesse dinheiro para investir pesado na publicação, sem a ajuda de uma editora. E as próprias editoras tinham suas limitações em relação ao número de obras que podiam publicar.

Hoje, graças ao advento da internet, essa realidade começou a mudar. As pessoas estão sendo encorajadas a seguir seus sonhos, além de que espalhar informação e conteúdo se tornou mais fácil.

Nós vamos ver hoje o que é print on demand (PoD) e como ela está sendo crucial para mudar essa realidade. Além de sua praticidades.

Então… o que é print on demand?

Ao mesmo tempo que é uma técnica de marketing é também um modelo de entrega de produtos.

A maioria dos produtos que são vendidos em mercados, lojas, shoppings e sites de venda, são produtos que a empresa fez em larga escala, ou seja em grande quantidade. Esse tipo de produção é muito comum e geralmente é barato.

Porém ainda assim, para conseguir produzir grandes quantidades de um produto sai caro para pequenas empresas. E o mesmo ocorre na indústria de livros, revistas, histórias em quadrinhos e até em estúdios de design.

O que o print on demand faz é facilitar a vida de pequenos empreendedores, escritores, editoras e artistas. Pois é uma estratégia de venda focada para produção em pequenas escalas.

Essa técnica permite que mesmo que a venda do produto foi de apenas uma unidade. A gráfica irá imprimir essa única unidade e enviar para o cliente.

Então, o que é print on demand? É um facilitador para que novos autores possam vender suas obras. E é o tipo de produto que nunca estará em falta no estoque.

Como funciona?

Vender seu produto por print on demand é uma das formas mais práticas de colocar logo sua obra no mercado. Veja abaixo alguns passo a se seguir:

  1. Arquivo do produto preparado e formatado;
  2. Arquivo digital enviado para uma gráfica;
  3. O produto fica disponível nos sites;
  4. O cliente compra o produto;
  5. Após a compra o site envia a notificação para a gráfica;
  6. A gráfica imprime o livro e envia para o cliente;
  7. A editora recebe o pagamento e passa a porcentagem para o autor.

Após ter terminado sua obra você deve passar toda ela para um formato digital. Esse arquivo deve estar totalmente pronto para imprimir. Ao enviar seu arquivo para a gráfica, você irá especificar tudo o que deseja no livro impresso, estilo de capa, folha, tamanho entre outras especificações.

A partir do momento em que sua obra estiver para vender em um site, assim que o cliente confirmar o pagamento do produto a gráfica será notificada e irá imprimir o produto. Após isso enviará para o cliente.

E todos ficam satisfeitos pois todos lucram. O cliente, o autor a editora e a gráfica.

Quais são os gastos?

O  primeiro passo será encontrar um gráfica que possua o serviço print on demand e que te agrade.

O que é o print on demand quando se trata de finança? Seu maior gasto será diretamente com a gráfica, por isso saber o quanto vai custar depende do orçamento.

Mas o ponto positivo desse tipo de venda é que você pode incluir o valor que você vai gastar com a gráfica diretamente no preço de venda do seu produtos. Claro, isso irá encarecer o seu produto um pouco. Porém isso não te fará falir ou entrar em dívidas.

Um dos maiores benefícios que o print on demand oferece ao pequeno empreendedor é sempre lucrar com seu produto. Pois mesmo que venda caro, o preço estipulado sempre te trará um lucro e você ficará longe das dívidas.

O que você deve colocar agora em suas contas é: quanto gastei para a fabricação do produto, seja livro, história em quadrinhos, camisetas ou canecas. Coloque tudo na ponta do lápis. Depois inclua as taxas da gráfica e do site de vendas.

Ao finalizar todo esse cálculo você sabe quanto gastou. Estipule uma média mínima de venda, seja realista. A partir desses dados você pode estipular o valor final e o quanto irá lucrar.

Com sabedoria, usar print on demand não tem como dar ruim.

Como preparar seu livro/HQ pronto para vender?

Depois de descobrir o que é o print on demand você deve estar se perguntando como pode comercializar seu livro ou HQ. Não é difícil, veja a seguir.

Ao finalizar seu livro ou HQ, você deve formatar de modo que a gráfica consiga ler o arquivo corretamente e diminuindo os erros de impressão.

Salve sempre o documento em PDF, nunca em word, ebook, ou como imagem. Desse modo você impede modificações em sua obra e uma impressão linear, com pouca margem de erro.

Como uma margem de segurança para você é importante você ter uma pequena tiragem da sua obra física contigo, para que você saiba qual vai ser o resultado final e apresentar seu produto em feiras e lançamentos.

Depois de tudo isso feito e o arquivo enviado a gráfica, o editor deve deixar TODAS as especificações da impressão com a fábrica para que a  impressão e a venda ocorra como o esperado.

Vantagens do print on demand

Baseado em o que é o print on demand, vamos ver quais suas vantagens e desvantagens.

A margem de prejuízo é muito baixa ao utilizar essa técnica. Você decide o valor que irá cobrir as despesas.

Seu produto personalizado, ao invés de vender o produto dos outros, venda a sua ideia

Ao invés de depender de alguns sistemas demorados de liberação do produto, com a técnica do print on demand, sua entrega será rápida, assim  que o produto for comprado e a gráfica terminar o serviço, ele será em breve enviado para o cliente.

Você também protege seus produtos de plágio. Ficará mais difícil das pessoas copiarem a sua ideia.

Agora uma desvantagem para o print on demand é que você estará limitado a vender somente produtos que você produz. Se quiser vender produtos feito por outras empresas, o ideal é você abrir um estoque e criar uma loja online para vendê-los.

“Para quem não sabe, o print on demand nao limita-se apenas a livros e HQs, mas também a canecas e camisetas personalizadas. Hoje em dia você pode criar uma empresa de venda de camisetas, sem ter que gastar com espaço físico e estoque”

Algumas gráficas que fazem print on demand no Brasil

Claro que essa técnica já chegou ao Brasil, olhe a lista a abaixo algumas gráficas:

  • Graphia Alliance-Printing Solutions;
  • Print on Demand – SCORTECCI;
  • OndBook;
  • Blurb.

Essas são algumas opções que você pode escolher caso desejar vender seus produtos desta maneira. Pesquise sobre cada uma delas e veja qual se encaixa melhor em seu padrão.

Vale a pena?

Agora que você conheceu em detalhes o que é print on demand você deve analisar se vale a pena adquirir esse método de venda. Se você terá paciência para administrar seus produtos e finanças.

A ideia e mercado para esta técnica são muito bons. Faça o marketing, junte uma equipe de pequenos artistas e justos vençam a barreira criada por grandes empresas e editoras. Hoje a internet e a atualidade estão do seu lado.

Deixe a sua criatividade crescer. Crie os próprios produtos com o print on demand. E realize seu sonho. Hoje é possível!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.