Realizar ações de pré-venda são uma excelente maneira de atrair o público-alvo de um determinado produto e gerar o desejo de compra e impulsionar as vendas. Esse tipo de ação é bastante utilizada em lançamentos de produtos, coleções e itens exclusivos.

Contudo, é possível criar ações de pré-venda em praticamente qualquer produto, basta gerar interesse no público e oferecer algumas vantagens que a pessoas que comprarem nas vendas oficiais não terão.

Nesse artigo você vai descobrir o que é pré-venda e como utilizar diversos canais de comunicação para atrair a atenção dos possíveis clientes.

O que é pré-venda

A pré-venda nada mais é que as ações que uma loja virtual toma com o objetivo de preparar os consumidores para realizar uma compra. Nesse tipo de ação o cliente compra o item alguns dias antes das vendas oficiais, como se fosse uma espécie de reserva do produto

A estratégia é comumente usada em lançamentos, mas pode ser feita com qualquer produto. 

É uma estratégia muito vantajosa para lojas de produtos sob demanda ou artesanais, por exemplo. Em casos de produtos onde não existe o fator novidade, pode-se utilizar outros atrativos como algum desconto exclusivo, cupons, frete grátis ou qualquer outra vantagem. 

Esse tipo de ação deve gerar no potencial cliente a sensação de urgência. Ele deve  sentir que está tendo vantagem e não pode perder essa oportunidade por nada. Contudo, deixe claro que apesar da compra ser antecipada, a entrega só será realizada após uma data determinada quando o produto estrá disponível.  

Como fazer pré-venda

O primeiro passo antes de fazer uma pré-venda é comunicar os clientes e potenciais clientes da oportunidade. Existem algumas formas eficazes de fazer isso e nós vamos listar algumas a seguir:

Mensagens automáticas no WhatsApp

O WhatsApp é um dos canais de vendas mais eficazes atualmente. O aplicativo de mensagens é líder em downloads e está instalado em 99% dos aparelhos celulares no Brasil.

Por se tratar de uma rede social de uso pessoal, é comum que algumas pessoas pensem que entrar em contato com o cliente pelo Whatsapp é uma estratégia bastante invasiva.

Porém, uma pesquisa da Accenture Global mostrando as 10 tendências de atendimento ao cliente, revelou que a prática é bem vista, 85% dos consumidores têm interesse em receber notificações proativas das marcas com as quais se relacionam.

Outra vantagem de usar o WhatsApp é que a taxa de abertura do aplicativo é superior a 70%. Isso significa que a maior parte das pessoas que receberem o seu contato, abrirão a mensagem e, principalmente, não ficarão irritadas com a marca.

Para enviar uma mensagens personalizadas automáticas para o possível cliente, basta criar uma conta no SAK. No aplicativo você consegue configurar vários tipos de mensagens como:

  • Recuperação de boletos vencidos e carrinhos abandonados;
  • Alerta de veniento do boleto;
  • Mensagens de pós-venda;
  • Pedidos cancelados;
  • Leads

O aplicativo tem uma série de mensagens pré prontas e você pode editá-las como preferir.

Grupos de WhatsApp

Outra maneira de usar o WhatsApp para promover a sua ação de pré-venda é por meio de grupos de WhatsApp. 

Nesse caso, o cliente não vai receber as mensagens diretamente no privado, e sim ele fará parte de um grupo onde são compartilhadas  as novidades e promoções da sua loja online.

Atualmente, os grupos de WhatsApp tem a capacidade de 256 participantes. A vantagemdisso é que você consegue atingir mais pessoas em menos tempo e não corre o risco de sobrecarregar o suporte, por exemplo.

Você pode configurar o grupo para que somente os administradores enviem mensagens, assim nenhuma mensagem se perde com a interação dos outros partiipantes.

Uma excelente ferramenta para automatizar o envio de mensagens de WhatsApp em grupos é o Whats.ly. No aplicativo você pode divulgar um link que redireciona os leads diretamente para os grupos.

Veja como o processo é simples no vídeo abaixo:

Anúncios de pré-venda

A vantagem de criar anúncios e impulsionar pelas redes sociais ou sites da internet é que é possível atingir um público maior, inclusive que não conhece a sua loja, mas já demonstrou algum interesse pelo produto.

As ferramentas de anúncio permitem que o público que vai ver o anúncio seja segmentado, isso significa que você vai atingir somente o seu público-alvo, o que aumenta as taxas de conversão.

Com a possibilidade de anúncios de remarketing, é possível recuperar aqueles que ignoraram o anúncio na primeira vez ou viram a página mas não se inscreveram na lista para receber a oferta.

Para criar o formulário com a lista de leads interessados em adquirir o item na pré-venda no SAK, siga o passo a passo abaixo:

Página inicial da loja virtual

Uma das formas de anunciar para o público sobre a pré-venda é deixando o recado no próprio site. Para isso você pode criar banners na página inicial da loja virtual.

Personalize o banner com cores e imagens bastante chamativas e não hesite em aplicar gatilhos mentais como urgência e escassez lembrando aos consumidores que as vantagens de comprar na pré-venda são por tempo limitado.

No 365 Artes você tem acesso a centenas de banners, selos e imagens para criativos e redes sociais, totalmente editáveis pela versão gratuita do Canva disponíveis para usar na sua loja virtual.

Se a sua loja virtual está hospedada na Shopify você pode adicionar o efeito Marquee para chamar a atenção do visitante. O Hacker da Empreender trouxe um tutorial bem simples no Youtube de como adicionar esse efeito na sua loja: 

Com essa estratégia você pode aumentar o faturamento da sua loja virtual, impulsionar as vendas de algum produto que não estava vendendo tão bem e conquistar novos clientes. Tudo vai depender do quão bem sucedida for a sua ação. 

Para fidelizar os novos clientes que foram atraídos para sua loja virtual confira também como proporcionar uma boa experiência para o cliente, inclusive como conduzir a pós-venda.