No mundo do e-commerce, o e-mail marketing e outros canais de comunicação são ferramentas poderosas para engajar e reter clientes. Uma comunicação eficaz pode transformar visitantes em compradores fiéis e manter antigos clientes voltando para mais. 

Neste artigo, trouxemos cinco templates de mensagens de e-mail marketing e WhatsApp para serem usados em diferentes etapas da jornada de compras. Cada mensagem possui um objetivo e todas são benéficas para fortalecer o relacionamento entre cliente e loja virtual.

Recuperação de carrinho abandonado

Os carrinhos abandonados são um dos maiores desafios do e-commerce. Sete em cada dez consumidores abandonam suas compras no último momento por diversos motivos. 

Os mais comuns são:

  • frete muito acima do esperado;
  • falta de confiança na loja virtual;
  • impossibilidade de rastrear a encomenda, entre outros.

Contudo, para que o consumidor chegasse à etapa final, foi preciso que ele passasse por toda a jornada de compra. Isso significa que ele já foi persuadido e estava convencido a levar o produto, mas algo no meio do caminho atrapalhou.

Na prática, o que o lojista precisa fazer é quebrar essa última objeção para trazer o consumidor de volta e finalizar a compra. As estratégias mais comuns nesses casos é a concessão de frete grátis ou cupom de desconto. 

Segundo pesquisa, os consumidores tendem a preferir receber frete grátis a descontos nos produtos. Considerando que o frete é o principal obstáculo na finalização do pagamento, este pode ser o argumento mais forte a ser usado.

Template de e-mail e WhatsApp para recuperação de carrinho abandonado

Olá [Nome],

Notamos que você deixou alguns itens no seu carrinho. Não se preocupe, guardamos eles para você!

Aqui está o que você deixou para trás:

[Lista de produtos]

Aproveite agora e finalize sua compra antes que os produtos se esgotem!

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Precisa de ajuda? Estamos aqui para você!

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Remarketing para tornar visitantes em clientes

O remarketing é uma técnica destinada a alcançar consumidores que visitaram seu e-commerce, mas não realizaram nenhuma compra. Essa estratégia serve para lembrar o usuário do produto que ele estava pesquisando, aumentando as chances de conversão em sua loja virtual.

O principal objetivo do remarketing no e-commerce é atrair novamente para sua página os visitantes que já estiveram nela. Utilizando machine learning, o sistema identifica quais conteúdos ou ofertas têm maior probabilidade de trazer esses usuários de volta, baseando-se em seus interesses e comportamentos.

E por que essa estratégia é eficaz?

É simples. A maioria das pessoas que acessam seu site não compram imediatamente. Em um e-commerce, por exemplo, a média da taxa de conversão em vendas é de cerca de 5%. Isso significa que 95% dos visitantes deixam o site sem comprar nada.

Nas páginas de captura de leads, mais de 60% das pessoas não deixam suas informações de contato. Isso ocorre porque são necessários vários estímulos para que o usuário decida pela compra.

Com a estratégia de remarketing, você continua impactando aquele usuário que já conhece sua marca e demonstrou interesse por seu produto ou serviço, mas que, por algum motivo, ainda não comprou.

Saiba mais: Como usar remarketing no e-commerce

Template de e-mail e mensagem de WhatsApp para remarketing

Olá [Nome],

Vimos que você estava interessado em alguns produtos recentemente. Não deixe de garantir esses itens incríveis!

[Lista de produtos visualizados]

Volte para finalizar sua compra e aproveite uma oferta especial!

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Estamos aqui para qualquer dúvida que você possa ter.

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Incentivo de recompra para clientes antigos

Clientes inativos são aqueles que já consumiram os serviços da loja virtual, talvez até comprassem com recorrência, mas por algum motivo deixaram de fazer compras e interagir com a loja por um período de tempo.

O tempo que determina se um cliente é considerado inativo varia de negócio para negócio. A maioria das lojas virtuais consideram 90 dias, mas esse tempo pode variar para 60 dias, 180 dias, etc.

Um cliente inativo já passou por todas as etapas do funil de vendas, sendo assim ele já conhece a loja virtual e sabe como é o seu serviço. Isso significa que a loja tem menos trabalho para convencer o cliente a fazer as compras, o que torna o processo mais rápido e barato.

Outro motivo para se dedicar a recuperação de clientes inativos é que, de acordo com um levantamento realizado pela Episerver, aproximadamente 62% dos consumidores têm o hábito de fazer compras online mensalmente e 26% compram pelo menos uma vez por semana.

Isso significa que, provavelmente, o seu cliente vai fazer novas compras. Por que deixá-lo ir de mão beijada para a concorrência quando tudo que você precisa é chamá-lo de volta?

Template de e-mail e mensagem de WhatsApp para clientes antigos

Olá [Nome],

Faz um tempo que não vemos você por aqui! Temos várias novidades e ofertas exclusivas esperando por você.

Confira algumas das nossas novidades:

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Use o código WELCOME10 para 10% de desconto na sua próxima compra!

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Esperamos vê-lo em breve!

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Boas vindas a novos clientes ou leads

Um email de boas vindas a clientes ou leads novos é uma forma de começar a relação com o pé direito. Essa atitude mostra interesse pelo cliente e faz com que ele se sinta valorizado pela loja virtual.

Em um mercado tão competitivo como o e-commerce, buscar diferenciais competitivos é essencial. Quando esses diferenciais atingem o cliente a nível emocional, é melhor ainda.

Por isso, mensagens de boas vindas, embora sejam simples, são altamente efetivas para causar uma boa primeira impressão no cliente e aumentar as chances de fortalecer esse relacionamento.

Template de e-mail e mensagem de WhatsApp para boas-vindas

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Pós vendas e pedido de avaliação

O pós-venda é o conjunto de ações que um e-commerce realiza após a concretização da venda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente e proporcionar a melhor experiência possível. Esta etapa é fundamental para a fidelização do cliente dentro do funil de vendas do e-commerce.

Garantir uma experiência excelente para o cliente, desde o início até o fim da Jornada de Compras, é essencial para assegurar a satisfação e lealdade dos clientes. O pós-venda desempenha um papel crucial nesse processo.

O sucesso dessa estratégia pode determinar se o cliente continuará comprando de você ou se nunca mais retornará. Parafraseando Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente antigo.

Mesmo assim, uma pesquisa do Sebrae revelou que 85% das empresas brasileiras nunca entraram em contato com o consumidor após uma compra. Além disso, 70% das marcas entrevistadas sequer possuem o cadastro de seus clientes.

Isso indica que a maioria das empresas brasileiras não está fazendo o mínimo esforço para manter seus clientes. Embora este dado seja preocupante – pois revela a baixa qualidade do atendimento ao cliente – ele também representa uma oportunidade para as empresas que decidirem se destacar.

Template de e-mail e mensagem de WhatsApp para pós-vendas

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Obrigado por comprar na [Nome da Loja]! Esperamos que você esteja adorando seus novos produtos.

Sua opinião é muito importante para nós. Gostaríamos de saber o que você achou da sua compra.

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Faça integração do SAK com a Perfit

O SAK é a ferramenta de atendimento ao cliente mais completa do e-commerce. Com o SAK os lojistas têm a possibilidade de converter quase clientes em clientes efetivos, além de diversas outras funcionalidades.

Por meio de um chat próprio, o SAK pode ser utilizado por múltiplos atendentes de forma remota com um único número. O char permite que os atendentes usem tags para sinalizar as conversas, adicionar anotações internas visíveis apenas para o time, fazer uso da extensão – onde os dados do cliente são sincronizados automaticamente.

Em campanhas de tráfego pago, o SAK gera um formulário de captura de leads que pode ser adicionado em qualquer página. Por meio deste formulário podem ser criadas campanhas de automação de e-mail e mensagens de WhatsApp.

A Perfit é uma ferramenta de e-mail marketing que permite a criação de campanhas personalizadas e segmentadas, enviando a cada usuário o tipo de comunicação que ele deseja receber.

As duas plataformas podem ser usadas em conjunto por lojistas que entendem a importância de usar o e-mail e o WhatsApp como canais de comunicação em seu e-commerce.

Veja no vídeo abaixo como fazer essa integração:

Agora, gerenciar seus leads ficou mais fácil do que nunca. Aplique os templates de e-mails e mensagens de WhatsApp deste texto no seu e-commerce e mantenha seus clientes engajados. Use o SAK e a Perfit para unir o melhor dos dois mundos.