TikTok para empresas: 7 razões para usar a rede social e vender mais!

Você sabia que o TikTok para empresas ainda não tem todo o seu potencial explorado? Muitos ainda associam esta rede social exclusivamente a conteúdos de entretenimento, como danças virais e desafios engraçados.

No entanto, a plataforma oferece grandes oportunidades e seu impacto nos negócios é eminente, pois já se consolidou como um dos apps mais populares e usados no mundo.

Aqui no Brasil, são quase 100 milhões de usuários ativos, ocupando a terceira posição no ranking de países com mais contas na rede social, segundo dados DataReportal do início de 2024.

Portanto, é um mito acreditar que o TikTok é útil apenas para aumentar a visibilidade ou gerar consciência de marca (awareness)

Sendo assim, conheça as principais razões pelas quais sua marca deve estar presente nesta rede social para impulsionar vendas, melhorar a conversão e o engajamento, conforme pesquisa da Opinion Box. Boa leitura!

7 razões para sua marca loja ter um perfil profissional no TikTok!

  1. Alcance massivo e engajamento ativo
  2. Influência direta nas decisões de compra
  3. Humanização da marca e proximidade com o público
  4. Aba ‘Para Você’ e a descoberta de novos produtos
  5. Tendências e viralização rápida
  6. Conteúdo autêntico e criativo que conecta
  7. Lives como ferramenta de conversão

1. Alcance massivo e engajamento ativo

O TikTok tem uma base de usuários extremamente engajada. De acordo com pesquisas, 80% dos usuários acessam o app pelo menos uma vez ao dia​, sendo que muitos entram várias vezes. 

Esse comportamento faz do TikTok um ambiente ideal para marcas que querem alcançar e engajar novos consumidores, expondo seus produtos de forma orgânica e criativa, aumentando a visibilidade e a interação.

Além disso, o conteúdo gerado pelo usuário tem muito valor. Por isso, podemos citar o exemplo da hashtag #TikTokMadeMeBuyIt, que pode ser traduzida para o português como “o TikTok me fez comprar isso”. 

Através dela, muita gente compartilha suas experiências, fazem unboxing como review de produtos que viralizam quase que instantaneamente na rede.

2. Influência direta nas decisões de compra

Quando falamos de vendas, a influência social desempenha um papel importante, e o TikTok para empresas não fica de fora e dados da Opinion Box comprovam isso:

  • 71% dos usuários de TikTok concordam que as marcas devem estar presentes nas redes; sociais; 
  • 68% acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas;
  • Cerca de 1 em cada 3 usuários já comprou algo que descobriu no TikTok.

Isso é uma prova de que o app pode ser um motor de vendas, levando os usuários a descobrir e adquirir novos produtos através de vídeos curtos e envolventes.

Sendo assim, o TikTok não é apenas uma plataforma de entretenimento, nem uma vitrine, mas também um dos melhores canais de vendas, onde os usuários encontram produtos que se conectam diretamente aos seus interesses, necessidades e desejos.

3. Humanização da marca e proximidade com o público

Mais de 60% dos usuários do TikTok seguem influenciadores​, e 38% já compraram produtos indicados por eles. 

Por isso, é notável o quanto a recomendação de um digital influencer pode ter um impacto direto nas vendas da sua loja virtual. 

Dessa maneira, ao criar parcerias estratégicas com influencers relevantes para o seu nicho, você pode humanizar suas ofertas, ganhar credibilidade e estreitar a relação com o seu público.

Afinal, ao ver recomendações de influenciadores autênticos e confiáveis, os seguidores são mais propensos a comprar o produto divulgado, não é mesmo?

Então, considere contratar um influenciador e negocie facilmente as condições de pagamento, seja em dinheiro ou permuta, apenas usando o aplicativo Ovni, desenvolvido pela Empreender. Veja como é simples:

4. Aba ‘Para Você’ e a descoberta de novos produtos

Ao contrário de outras redes sociais, onde o algoritmo privilegia as interações de amigos ou contas seguidas, o TikTok tem uma aba específica que sugere conteúdos baseados em interesses.

A aba For You (Para Você), é o recurso favorito dos usuários, com 41% assistindo vídeos sugeridos pelo algoritmo ao invés de contas que já seguem​.

Isso dá às marcas uma oportunidade única de serem descobertas por novos consumidores constantemente.

Afinal, os seus vídeos podem ser mostrados a milhares de pessoas que ainda não conhecem sua marca, mas que têm interesse em seus produtos.

Sendo assim, a aba For You é o coração do TikTok para empresas e o motivo pelo qual os vídeos ganham tanta visibilidade, sem investir em tráfego pago.

5. Tendências e viralização rápida

As trends (tendências) do TikTok são uma maneira eficaz das marcas se conectarem com seus consumidores no contexto das vendas, através do marketing viral ou de oportunidade

Entre os usuários entrevistados pela Opinion Box para a Pesquisa TikTok no Brasil, 28% gostam de ficar por dentro dessas tendências.

Coreografias e sons virais, são responsáveis por grande parte do engajamento​ no TikTok, por isso, as empresas que se adaptam podem obter visibilidade expressiva em pouco tempo.

Além disso, participar de uma trend relevante para o seu ICP, persona e público-alvo humaniza a sua marca e a coloca no centro das conversas de maneira bem rápida.

6. Conteúdo autêntico e criativo que conecta

Os usuários do TikTok apreciam autenticidade e originalidade, sendo uma plataforma onde marcas podem se expressar de maneira mais casual e conectada com seu público-alvo.

Então, diferente de outras redes sociais onde o conteúdo muitas vezes precisa ser polido e corporativo, no TikTok para empresas é possível postar vídeos genuínos, mostrando o “lado humano” do seu negócio.

7. Lives como ferramenta de conversão

As lives no TikTok para empresas têm grande apelo, pois 60% dos usuários afirmaram já ter assistido transmissões ao vivo​.

Sendo assim, elas são uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas em tempo real da sua loja online.

Afinal, as lives proporcionam uma oportunidade única de interação com o público, permitindo que as marcas respondam dúvidas e ofereçam promoções exclusivas.

Desse modo, é possível realizar uma live para lançar novos produtos ou oferecer cupons de desconto durante a transmissão, para gerar um alto volume de vendas instantâneas.

Como conectar o TikTok para empresas com a sua loja virtual?

Para maximizar os resultados e conectar seu e-commerce ao conteúdo gerado no TikTok, você pode utilizar o Widget TikTok

Esse aplicativo, desenvolvido pela Empreender, permite que você incorpore os vídeos da sua conta do TikTok diretamente em sua loja online, seja na página inicial, de produtos ou no carrinho de compras, com marcações de produtos nas postagens.

Sendo assim, os clientes podem comprar diretamente na sua loja sem precisar sair do site, aumentando o engajamento na sua loja e redes sociais. Veja como o app funciona:

Vale ressaltar que o aplicativo é fácil de usar e se integra com a API oficial do TikTok, garantindo que seu conteúdo seja exibido de forma profissional e atrativa.

Além disso, você pode personalizar o feed de vídeos para que ele combine com o design da sua loja, criando uma experiência de compra dinâmica e intuitiva para os clientes.

Portanto, ao integrar o Widget TikTok com sua loja virtual, você tem a oportunidade de explorar o potencial do TikTok para empresas e transformar seu perfil com muito mais credibilidade.

Instale agora mesmo o Widget TikTok na sua loja e veja como seus vídeos podem transformar visualizações em vendas!