Na era digital em que vivemos, a forma como as empresas se comunicam com seu público está em constante evolução. Uma das tendências mais impactantes neste cenário é o User-Generated Content (UGC), ou Conteúdo Gerado pelo Usuário.
Esse conceito não apenas revolucionou a forma de interação entre marcas e consumidores, mas também se tornou uma ferramenta poderosa no universo do e-commerce.
Neste artigo, vamos explorar o que é UGC, a sua importância estratégica para as marcas e como ele pode ser utilizado no e-commerce para criar uma conexão mais autêntica e engajadora com os clientes.
Ao entender melhor essa abordagem, você poderá aplicá-la na sua estratégia de marketing digital, potencializando a visibilidade da sua marca e a fidelização de seus clientes.
O que é UGC
UGC é a sigla para User-generated content (conteúdo gerado pelo usuário). Trata-se de todo o conteúdo de mídias sociais produzido por usuários e não pelas marcas ou criadores de conteúdo profissionais representantes da marca. Esse conteúdo pode incluir fotos, vídeos, resenhas, histórias, etc.
Por exemplo, imagine que uma pessoa visite uma exposição de artes temporária que está passando por um museu local. Ela resolve gravar a experiência e postar em suas redes sociais compartilhando algumas curiosidades, como história das obras e vida do artista.
Esse é um conteúdo gerado pelo usuário que atrai a atenção das pessoas para a exposição em questão, o que ajuda a promover o museu.
Por que o UGC é importante
O UGC é importante para as marcas por diversos motivos. O primeiro deles é que essa prática ajuda a criar conexão entre a marca e os clientes. O conteúdo gerado pelo usuário demonstra que sua experiência foi tão boa que ele, espontaneamente quis compartilhar.
E se você entende de vendas, sabe que a prova social é um dos elementos de persuasão mais importantes que existe.
Além disso, o UGC ajuda a criar um senso de comunidade em torno da marca. Os conteúdos podem se tornar uma tendência entre os consumidores e gerar o famoso FOMO (medo de ficar de fora). Atraindo mais consumidores para fazer parte do movimento.
Outra vantagem do UGC é que ele atrai clientes mais qualificados. Os clientes são mais propensos a se envolver com material que é relevante e interessante para eles. Portanto, aqueles que se identificarem com os conteúdos e se interessarem pela marca, fazem parte do público-alvo.
Além disso, o UGC pode fornecer feedback valioso para empresas e organizações. Os clientes são mais propensos a ser honestos e francos em suas opiniões quando estão compartilhando conteúdo em suas próprias plataformas.
Isso pode ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e desejos de seus clientes, o que pode levar a melhorias nos produtos, serviços ou experiências do cliente.
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Formas de usar o UGC no e-commerce
Como já vimos, o UGC é criado pelo próprio cliente. Então, por mais benéfico que possa ser, não se trata de uma divulgação paga com um briefing do que deve ou não ser falado.
Sendo assim, o e-commerce não tem muito controle no conteúdo que o cliente vai produzir. Isso não impede que a loja virtual incentive a criação de conteúdo, dando dicas sobre o que espera dos clientes.
Incentive o registro do unboxing experience
O unboxing experience (experiência de tirar da caixa, em tradução livre), é a estratégia de proporcionar um elemento surpresa no momento em que o cliente abre um pedido.
Trata-se de uma estratégia de marketing que visa criar uma experiência memorável e emocional para o cliente durante esse processo. Isso envolve não apenas a embalagem física, mas também os materiais internos, a apresentação do produto e quaisquer elementos extras que possam surpreender e encantar o cliente.
O unboxing experience se popularizou nos últimos anos e, por isso, alguns consumidores já têm o hábito de registrar o momento para compartilhar em suas redes sociais mostrando suas impressões em tempo real.
Ainda assim, é válido incentivar esse registro por meio de mensagens de WhatsApp e e-mail assim que a compra for confirmada. Peça para o cliente gravar o momento, postar nas redes sociais e marcar o arroba da loja virtual.
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Peça ao cliente para se fotografar usando o produto e marcar nas redes sociais
Outra forma de usar o UGC é pedindo para os clientes fotografarem usando os produtos e postarem em suas redes sociais, marcando a loja virtual. Se você tem uma marca de roupas, pode pedir para o cliente mostrar uma composição de looks usando as peças da loja, por exemplo.
Também é válido pedir que os clientes compartilhem suas impressões em forma de resenhas e feedbacks. isso faz o cliente se sentir valorizado sabendo que sua opinião importa e é uma excelente forma de melhoria para a loja virtual.
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Conceda benefícios para os clientes que se engajarem positivamente com a marca
Com as redes sociais e a creator economy, as pessoas se sentem muito mais a vontade para compartilhar suas opiniões e posicionamentos nas redes sociais. Não é preciso ser um influencer para fazer do próprio perfil uma espécie de diário.
Para incentivar o UGC e trazer visibilidade e boa reputação para a sua loja online, conceda benefícios para os usuários que publicarem conteúdos sobre a sua loja virtual.
Esses benefícios podem ser frete grátis, um desconto exclusivo, um mimo ou qualquer outra coisa que seja relevante para o seu público. Contudo, não torne isso uma condição a ponto de alterar a veracidade do conteúdo.
Um dos maiores benefícios do UGC é o fato de que os consumidores têm acesso a opiniões reais sobre os produtos e a marca.
Poste os melhores conteúdos na página da loja
Por fim, você pode postar os melhores conteúdos diretamente na página da sua loja virtual. Como se fosse uma espécie de mural dos clientes.
Aqueles que forem expostos no mural vão se sentir prestigiados pela marca, gerando boas emoções sobre ela e se tornando mais fiel. Aqueles que não apareceram ainda vão se sentir motivados a participar também com o efeito FOMO.
Para publicar conteúdos das redes sociais na página da sua loja virtual, use o Widget. Com o Widget você consegue publicar postagens do Instagram e do Tik Tok diretamente no seu site.
Veja como o aplicativo funciona:
O UGC é uma tendência que está muito em alta. Não hesite em usá-la para benefício do seu negócio. Experimente agora mesmo o Widget e conquiste muitos clientes para a sua loja virtual.