As avaliações são um fator determinante na hora das vendas. Pouco importa o quão sofisticadas sejam as suas estratégias de marketing se na hora da compra o cliente não julga que está diante de uma transação segura.
Por isso, é muito importante que os lojistas trabalhem para recolher avaliações positivas do maior número de clientes possível. Quanto mais pessoas validarem a sua loja virtual, mais fácil será convencer novos clientes.
Entretanto, lojistas iniciantes enfrentam o paradoxo de precisar de avaliações para vender e precisar vender para colher avaliações. Porém, existem formas de resolver essa situação por meio da importação de avaliações.
Neste artigo, você vai entender a importância das avaliações para as vendas, como incentivar os clientes a deixarem o seu feedback e como importar avaliações do Google, caso você ainda não tenha as suas.
A importância das avaliações para as vendas
Imagine que você é um consumidor que precisa adquirir determinado produto com um preço considerável pela primeira vez. Você não possui qualquer referência de qualidade e nem sabe quais lojas são confiáveis.
O esperado é que para tomar sua decisão, você busque a opinião de outras pessoas, sejam elas conhecidas, pessoas que entendem do nicho ou outros consumidores que já fizeram essa mesma compra.
É para isso que servem as avaliações. Clientes que já adquiriram um produto ou serviço são seu testemunho de que estão satisfeitos (ou não) com o que obtiveram. Para se ter uma ideia da importância das avaliações, mais de 90% dos consumidores buscam por elas antes de efetuar uma compra.
Além disso, segundo estudos na área, é preferível ao consumidor comprar um produto de uma loja que possua cinco avaliações boas e uma ruim a uma loja que não possua qualquer avaliação.
Resumindo a importância das avaliações:
- A maioria dos consumidores buscam avaliações antes de comprar;
- Uma avaliação mediana é melhor que nenhuma avaliação;
- As avaliações mostram que a loja é confiável;
- Lojas bem avaliadas ranqueiam melhor nos mecanismos de busca;
Por isso, coletar avaliações dos clientes deve ser uma meta da loja virtual desde a sua primeira venda. Não importa se a loja vendeu para um ou mil clientes, a coleta de avaliações deve ser constante.
Para esse trabalho, os lojistas podem contar com o Lily Reviews, aplicativo de avaliações mais completo do e-commerce. Com ele, as avaliações podem ser feitas em texto, vídeos ou links para o Tik Tok.
Com o Lily Reviews também permite a disponibilização de cupons de desconto para quem avaliar, além de ser possível programar o envio automático de pedido de avaliação após a entrega do produto.
Leia também: Como mostrar que minha loja virtual é confiável
Como incentivar os clientes a deixarem avaliações
Embora as avaliações sejam importantes na decisão de compras dos consumidores, nem sempre eles vão se lembrar de deixar seu feedback ao adquirir um produto. Nesse caso, uma das formas mais simples de conseguir essas avaliações é pedindo diretamente ao cliente.
Envie uma mensagem automática após a entrega: o envio de mensagens após a entrega é chamado de pós-vendas. Essa etapa é muito importante para a fidelização dos clientes pois demonstra que a loja virtual se importa com sua opinião e satisfação. Uma forma de conseguir avaliações é esperar um dia ou dois e enviar uma via e-mail ou WhatsApp perguntando para o cliente sobre sua experiência e solicitando o feedback na página da loja virtual. Os clientes valorizam e costumam ser receptivos a esse tipo de abordagem.
Ofereça algum benefício em troca da avaliação: outra forma de incentivar os clientes a deixarem uma avaliação após a compra é oferecendo algum tipo de benefício pelo feedback como um cupom de desconto ou voucher em uma compra futura. É importante ressaltar que o benefício não deve ser condicionado à uma avaliação positiva.
Inclua um QR Code na embalagem do produto: por fim, outra forma de incentivar os clientes a deixarem sua avaliação é incluindo um QR Code na embalagem do produto que redirecione para a página de avaliação com uma mensagem direta solicitando o feedback.
Saiba mais: Como incentivar os clientes a fazerem a avaliação
Importe avaliações do Google Empresas
Caso a sua loja virtual seja nova, tenha feito poucas ou nenhuma venda e ainda não tenha conseguido recolher avaliações dos clientes, o aplicativo Lily Reviews traz algumas opções para que você tenha provas sociais.
A primeira delas é a possibilidade de adicionar avaliações manualmente. Ou seja, você mesmo pode fazer uma avaliação como se tivesse adquirido um dos produtos. Caso tenha fotos ou vídeo do produto, pode usá-los para trazer mais credibilidade ao depoimento.
Outra opção é a importação de avaliações. Na prática, você encontra outras empresas maiores que vendem os mesmos produtos com a mesma qualidade e importa as avaliações para a sua loja virtual.
Atualmente, você consegue fazer isso com lojas da Shopee e com avaliações do Google Empresas.
No vídeo a seguir você encontra o tutorial de como fazer isso:
É importante lembrar que essas são medidas emergenciais para tornar a sua loja ais confiável aos olhos do consumidor quando você ainda não possui as próprias avaliações,
Contudo, faça o pós-venda solicitando feedbacks desde a primeira venda que a sua loja efetuar. As avaliações serão úteis tanto para transmitir segurança para os próximos clientes quanto para direcionar o lojista a respeito da satisfação do cliente, quais pontos precisam de atenção e quais estão funcionando bem.
Exiba avaliações na sua página e tenha uma loja virtual confiável. Experimente o Lily Reviews gratuitamente.