No mundo do marketing é bastante comum ouvirmos falar sobre os gatilhos mentais para alavancar as vendas. A prova social, tema que trataremos hoje, é um deles.
A propaganda boca a boca sempre existiu em nossa sociedade e ganhou um novo sentido com a internet.
Isso não quer dizer que os consumidores perderam a voz, muito pelo contrário: as redes sociais potencializaram o poder de fala dos usuários.
As avaliações e recomendações de clientes ganham cada vez mais relevância nos negócios online e são dois dos principais exemplos de prova social. Continue lendo para aprender mais.
Afinal, quando entramos em uma loja virtual, qual é a primeira coisa que fazemos quando nos interessamos por um produto ou serviço?
Buscamos ajuda, seja pedindo indicações de amigos e pessoas próximas, seja lendo as avaliações de quem já comprou no site.
Em nosso blog, falamos sobre a prova social, quando ensinamos como incluir avaliações em sua loja na Nuvemshop.
Robert B. Cialdini, especialista renomado, diz no best seller “As Armas da Persuasão”, que “Decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto”.
Para o autor, o princípio da prova social leva em consideração a questão de que as pessoas costumam ver o que todo mundo está fazendo para fazer igual.
O que dizem as pesquisas sobre o comportamento do consumidor brasileiro em relação à prova social?
Nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de fazer uma compra, é o que aponta pesquisa realizada pela Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais.
Além disso, um estudo do Grupo Consumoteca indicou que 51% dos consumidores escrevem uma resenha sobre o produto, marca ou loja quando ficam satisfeitos com a compra e 65% comentam com conhecidos quando isso ocorre.
Ou seja, é completamente possível que as pessoas confiem muito mais na opinião do outro, mesmo que seja um desconhecido, do que somente em mensagens publicitárias.
Mas, por que isso acontece? Os reviews são parte da estratégia de conexão e venda que chegou nos e-commerces, para humanizar as marcas e trazer mais credibilidade.
Como aproveitar a prova social na sua loja
Confira dicas valiosas para usar esse valioso gatilho mental no seu negócio online:
Destaque as avaliações positivas de clientes
A melhor maneira de mostrar aos visitantes do seu site que sua loja virtual é confiável é mostrar as avaliações positivas de clientes.
Você pode fazer isso destacando as avaliações mais recentes, as avaliações com a classificação mais alta ou as avaliações que mencionam especificamente os benefícios de seus produtos ou serviços.
Responda às avaliações, positivas e negativas
Ao responder às avaliações, você mostra aos visitantes do seu site que você se preocupa com a experiência do cliente e que está disposto a resolver quaisquer problemas que possam surgir.
Mesmo que você não possa responder a todas as avaliações individualmente, certifique-se de responder às mais importantes, como as que são positivas ou negativas.
Use prova social em outras plataformas
Além de usar o social proof em seu site, você também pode usá-lo em outras plataformas, como as redes sociais.
Por exemplo, você pode compartilhar avaliações positivas de clientes em suas contas de redes sociais ou você pode usar hashtags para destacar as avaliações que usam essas hashtags.
Faça uso de depoimentos de clientes
Os depoimentos de clientes são uma ótima maneira de mostrar aos visitantes do seu site que sua loja virtual é confiável e que seus produtos ou serviços são de alta qualidade.
Você pode coletar depoimentos de clientes em seu site ou você pode pedir que eles os deixem em suas contas de redes sociais.
Use o social proof em suas campanhas de marketing
Você também pode usar o social proof em suas campanhas de marketing. Por exemplo, você pode incluir avaliações positivas de clientes em seus anúncios online ou você pode usar depoimentos de clientes em seus e-mails de marketing.
Exemplos de provas sociais para lojas virtuais
Use o gatilho da prova social, para demonstrar a satisfação de outros clientes e influenciar os visitantes do site a fecharem a compra, mas saiba também lidar bem com as críticas.
Sendo assim, responda os comentários positivos e negativos. Lembre-se de priorizar a experiência do cliente, tanto para voltarem no futuro quanto para indicarem sua loja.
Além das avaliações e depoimentos, outros exemplos das principais provas sociais existentes para e-commerces são:
- Uso de hashtags;
- Cases de sucesso;
- Votações;
- Parcerias;
- Notícias veiculadas na imprensa;
- Comemoração do crescimento da audiência nas redes sociais.
Qual o melhor app de avaliações para e-commerce?
O Lily Reviews é um aplicativo que adiciona avaliações aos produtos da loja virtual. São várias opções: os comentários podem conter foto, vídeo ou apenas texto.
Quebre objeções através das reviews positivas de outros clientes e traga mais confiança no momento da compra usando Lily!
Hoje você aprendeu que as avaliações funcionam como prova social, facilitam a venda dos produtos e consequentemente aumentam a conversão.
Assista ao vídeo abaixo para aprender como transformar as avaliações dos seus produtos em vendas com Lily.