O e-commerce é um dos setores que mais crescem no mundo atualmente, e a logística de entregas é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual.  Uma das soluções que vem ganhando espaço no mercado é o fulfillment, um modelo de gestão de estoque e envio de produtos que visa melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e garantir a satisfação do cliente final.

A aplicação do fulfillment no e-commerce é benéfica não só para a loja virtual, como para o consumidor também. Afinal, uma empresa especializada em cuidar da logística de entregas pode oferecer um serviço altamente satisfatório e melhorar a experiência de compras.

Nesse artigo vamos falar sobre o que é fulfillment para e-commerce, quais os benefícios de aplicar em uma loja virtual com estoque, como essa prática se diferencia do dropshipping e apresentar algumas dicas do que observar na hora de contratar uma empresa parceira.

O que é fulfillment no e-commerce

O fulfillment no e-commerce se refere a uma empresa parceira da loja virtual que fica responsável pelo processo de gerenciamento do estoque e entrega do produto ao cliente, incluindo o armazenamento, processamento de pedidos, embalagem e envio do produto ao cliente após a compra. 

É um processo muito vantajoso para lojas virtuais que possuem pouco espaço para armazenar o estoque dos produtos ou preferem delegar esse processo para otimização das entregas.

Ao optar por terceirizar o fulfillment, as lojas de e-commerce podem se concentrar em outras áreas do negócio, como marketing, vendas e atendimento ao cliente, enquanto os parceiros de fulfillment cuidam do processamento de pedidos e envio de produtos. 

Dentre as vantagens de ter um parceiro de fulfillment está a redução dos custos de envio e tempo de entrega, pois as empresas especializadas nisso possuem ampla infraestrutura e experiência no gerenciamento de estoques e processamento de pedidos.

Vantagens de aplicar fulfillment no e-commerce

Aplicar o fulfillment no e-commerce traz diversas vantagens para a loja virtual. Abaixo listamos algumas das principais.

Redução de custos

Utilizar um serviço de fulfillment pode ajudar a reduzir consideravelmente os custos operacionais da loja virtual, pois elimina a necessidade de investir em infraestrutura, equipamentos e mão de obra para gerenciar o armazenamento e envio dos produtos.

Uma pesquisa de logística do ABComm, por exemplo, demonstrou que a armazenagem e manuseio dos produtos correspondem a 19% e 14% dos custos logísticos de uma loja virtual.

Maior eficiência

Ao delegar os processos de gerenciamento de estoque e entregas dos produtos para uma empresa especializada em fulfillment para e-commerce, o lojista pode concentrar seus esforços em outras áreas do negócio, como marketing, melhores estratégias de vendas e atendimento ao cliente impecável.

Dessa forma, o lojista e toda equipe envolvida se preocupa apenas em melhorar as estratégias que resultarão em melhor satisfação do cliente e no crescimento da loja virtual.

Ampliação da área de atuação

Ao utilizar um serviço de fulfillment, a loja virtual pode ampliar sua área de atuação e atender a clientes em todo o país ou até mesmo no exterior, sem precisar investir em infraestrutura e logística para envio dos produtos.

Melhor experiência do cliente

A velocidade de entrega é um ponto fundamental na experiência do cliente. segundo o relatório Global Consumer Insights Pulse Survey de 2021, 49% dos brasileiros consideram a velocidade de entrega na hora de escolher uma marca.

Empresas de fulfillment para e-commerce podem oferecer prazos de entrega mais curtos e confiáveis, além de possuir um serviço de atendimento ao cliente especializado. 

Dessa forma, o cliente se sente satisfeito com a experiência que teve na loja virtual e muito mais seguro para fazer novas compras no futuro.

Redução de erros e retrabalho

Utilizar um serviço de fulfillment ´para e-commerce pode ajudar a reduzir erros e retrabalho no processamento de pedidos e envio de produtos, resultando em uma maior eficiência operacional e uma melhor experiência do cliente.

Com uma equipe especializada em cuidar do armazenamento eficaz dos produtos, logística de entrega, embalagem das compras, etc a probabilidade de erros e danos aos produtos são muito menores. Todo o processo operacional ocorre de maneira muito mais eficiente

Além disso, a entrega do produto em perfeitas condições é obrigação da loja virtual, mas entregar um produto com uma embalagem bem trabalhada resulta em maior satisfação do cliente, aumentando as chances de fidelização e é uma excelente vantagem competitiva em relação a outros e-commerces. 

Acesso a tecnologias de ponta

As empresas de fulfillment para e-commerce costumam utilizar tecnologias avançadas para gerenciar seus processos, como:

  • sistemas de gerenciamento de inventário;
  • rastreamento de envios;
  • automação de processos. 

Utilizar todas essas tecnologias pode ter um custo alto para o lojista. Contudo, empresas de fulfillment comumente investem nesse tipo de tecnologia para otimizar seus processos. O resultado disso é o cliente mais satisfeito com a loja virtual e a eficiência de seus processos de entrega.

Etapas do processo de fulfillment no e-commerce

O processo de fulfillment no e-commerce envolve várias etapas que vão desde o recebimento do produto até a entrega ao cliente final. A seguir, estão as principais etapas do processo de fulfillment

Recebimento e armazenamento dos produtos

Nessa primeira etapa, a empresa de fulfillment para e-commerce recebe os produtos que podem ser armazenados tanto em um espaço próprio quanto em um local alugado.

Os produtos são armazenados em um local seguro e organizado. A empresa de fulfillment cuida da organização do estoque e da identificação dos produtos e confere se a quantidade e a qualidade das mercadorias estão de acordo com o pedido.

Processamento de pedidos

Quando a loja virtual recebe um pedido, a empresa de fulfillment é notificada e começa a processar o pedido, retirando os produtos do estoque e preparando a embalagem para o envio.

Embalagem e etiquetagem

Os produtos são embalados de acordo com as especificações da loja virtual, com cuidado para garantir que os produtos cheguem ao cliente em perfeitas condições.

As etiquetas com as informações do cliente e do envio são aplicadas à embalagem para facilitar a identificação e o rastreamento do pedido.

Envio

A empresa de fulfillment envia o pedido para a transportadora responsável pelo envio ao cliente, garantindo que o produto chegue ao cliente dentro do prazo estabelecido.

Gerenciamento de devoluções

O cliente possui, garantido por lei, o direito ao arrependimento e devolução das compras realizadas pela internet até 7 dias após o recebimento do produto.

A empresa de fulfillment também pode cuidar do gerenciamento de devoluções, incluindo a conferência dos produtos devolvidos, garantindo que não foram danificados pelo cliente, e o reabastecimento do estoque.

Relatórios

A empresa de fulfillment pode gerar relatórios sobre as vendas, estoque e envio dos produtos, informações muito importantes para o controle da loja virtual referente ao processo de entregas.

Qual a diferença entre fulfillment no e-commerce e dropshipping

Fulfillment e dropshipping são dois modelos de gerenciamento de estoque e envio de produtos utilizados no comércio eletrônico que, a princípio, parecem semelhantes. Contudo, existem algumas diferenças importantes entre eles.

No dropshipping, o lojista não possui o estoque dos produtos comercializados. Em vez disso, ele atua como uma espécie de mediador entre o cliente e o fornecedor. Após a compra, o pedido é enviado ao fornecedor que  fica responsável pela logística de entrega.

Já no modelo de fulfillment, a loja virtual é proprietária do estoque dos produtos . O parceiro de fulfillment fica responsável por cuidar da gestão do estoque e envio dos produtos. Quando um pedido é feito na loja virtual, a empresa de fulfillment é notificada e começa a processar o pedido, retirando os produtos do estoque e preparando a embalagem para o envio ao cliente final.

Portanto, a principal diferença entre fulfillment e dropshipping é que no fulfillment a loja virtual é responsável pelo gerenciamento do estoque, enquanto no dropshipping essa responsabilidade fica com o fornecedor. 

Além disso, no modelo de dropshipping a loja virtual não tem controle sobre o estoque e o envio dos produtos, enquanto no modelo de fulfillment a loja virtual pode ter maior controle sobre esses processos, garantindo uma melhor experiência para o cliente final.

Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre fulfillment e dropshipping vai depender das necessidades e objetivos da loja virtual.

Como contratar uma empresa de fulfillment para e-commerce

Já vimos que terceirizar os processos de logística de entrega dos produtos pode ser muito benéfico para lojas virtuais com estoque. A seguir, vamos dar algumas dicas do que observar no momento de escolher uma empresa parceira.

Pesquise e compare empresas de fulfillment para e-commerce

Para fazer a melhor escolha, o primeiro passo é pesquisar as empresas de fulfillment na internet e avaliar o que cada uma oferece e se estão de acordo com as necessidades da loja virtual.

Para isso, é importante que o lojista faça uma lista de quais processos deseja incorporar na sua loja. Por exemplo, a empresa parceira ficará responsável somente pela entrega ou as embalagens estão inclusas nas obrigações?

Uma boa maneira de saber se a empresa possui uma boa reputação é consultar outros lojistas que já utilizaram o serviço. 

Analise as tecnologias utilizadas pela empresa

Quanto melhores forem os sistemas de gerenciamento de estoque e pedidos, mais eficientes serão os processamentos de pedidos e, consequentemente, mais benéfico será para a reputação da loja. Portanto, avalie como a possível parceria lida com essa parte.

Avalie os resultados

Após fechar uma parceria com uma empresa de fulfillment para e-commerce, monitore como está o desempenho das entregas. Um relatório periódico feito pela empresa de fulfillment para a loja virtual pode ser uma boa opção nesse momento.

É importante lembrar que um processo de logística ineficiente, ainda que terceirizado, pode impactar negativamente na experiência do cliente e, por consequência, ser prejudicial para a reputação da loja virtual.