O setor de e-commerce é uma das áreas em maior ascensão nos últimos anos. Em 2022, o comércio eletrônico brasileiro teve o maior crescimento da América Latina atingindo o faturamento de  R$169.59 bilhões, cerca de R$18 bilhões a mais em relação a 2021.

Em um levantamento realizado pela All In em parceria com a Opinion Box para analisar as tendências de consumo nas redes sociais, 87% dos participantes afirmaram que fazem compras online e 75% utilizam as redes sociais como meio de pesquisa de produtos.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de se adaptar ao mundo online, muitos consumidores aderiram ao comércio eletrônico e a modalidade veio para ficar.

Diante desse cenário, naturalmente surgem muitas oportunidades para novos empreendedores atuarem na área começando a vender produtos online, expandir negócios físicos aderindo ao omnichannel ou, até mesmo, vendendo produtos sem estoque com dropshipping.

Porém, assim como surgem muitas oportunidades, aumenta a concorrência. Encontrar maneiras de se destacar e fidelizar clientes entre as milhares de lojas virtuais ativas no país deve ser a prioridade de todo empreendedor que deseja construir um negócio a longo prazo.

Nesse artigo vamos falar sobre como se destacar no mercado por meio do rastreio de encomendas.

O que é o rastreio de encomendas

A melhor maneira de um negócio se destacar entre os demais é por meio da experiência do cliente.

A experiência do cliente diz respeito a como a marca vai lidar com o consumidor em toda a Jornada do Cliente, desde o momento do primeiro contato até o último. Uma boa experiência é capaz de fidelizar o cliente e transformá-lo em um defensor fiel da marca.

Por outro lado, uma experiência ruim pode transformar o cliente em um detrator do negócio, prejudicando a imagem e reputação da loja virtual.

Existem diversos elementos que compõem a experiência do cliente e o rastreio de encomendas é um deles.

O rastreio de encomendas nada mais é que a possibilidade do cliente saber em tempo real sobre o status do seu produto. 

Embora pareça algo simples, a falta de informações a respeito de como acompanhar o produto é um dos principais motivos que inibem as pessoas de fazer compras online, segundo a pesquisa Impactos Tecnológicos do Varejo.

Isso significa que não fornecer a possibilidade de rastrear as encomendas fará com que a loja virtual perca vendas.

Quais as vantagens de ter um sistema de rastreio de encomendas na Cartpanda

Embora o comércio eletrônico esteja em constante crescimento, grande parte dos consumidores brasileiros se sentem inseguros para fazer compras online.

Uma pesquisa realizada em 2021 identificou mais de 31 milhões de sites e páginas falsas na internet, usados para aplicar golpes nos consumidores.

Sendo assim, é natural que parte dos consumidores se sintam inseguros em comprar pela internet. Para o lojista, é importante encontrar meios de mostrar que a loja virtual é segura.

Uma das maneiras de passar mais segurança e credibilidade é por meio do rastreio de encomendas, pois o consumidor sabe que pode acompanhar o status do produto desde o momento da compra até a entrega.

Outra vantagem do rastreio de encomendas é que, como o consumidor acompanha todo o processo, ele sabe quando o produto será entregue e tem menos chances de se frustrar com possíveis atrasos.

Para a loja virtual, conquistar a confiança dos consumidores significa aumentar a conversão de vendas. Oferecendo uma boa experiência, os consumidores tendem a divulgar a loja para mais pessoas e avaliar positivamente.

Dessa forma, a loja conquista uma boa reputação e cada vez mais clientes.

Leia também: A importância do rastreio de encomendas para lojas virtuais

Como adicionar o Rastreio.net na Cartpanda

Agora que já sabemos porque é importante adicionar o rastreio de encomendas na loja virtual, vamos ver o passo a passo de como adicionar o Rastrio.net na Cartpanda.

Adicionando o rastreio.net na Cartpanda, o lojista consegue acompanhar todos os status dos pedidos, como pagos, não pagos, pendentes, a caminho, entregue, etc.

Além disso, o lojista consegue enviar mensagens personalizadas para os clientes, informando sobre o status do produto.

Outra vantagem de fazer a integração da Cartpanda com o rastreio.net é que dentro do aplicativo o lojista tem acesso a um ranking de transportadoras para escolher a melhor.

Caso o lojista prefira uma transportadora que não está disponível no momento, basta adicioná-la manualmente.

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