O distribuidor de dropshipping tem um papel fundamental na venda sem estoque, pois fornece produtos e serviços logísticos para que os clientes finais recebam os pedidos.
No entanto, para se destacar nesse mercado e expandir as vendas, é importante seguir alguns passos importantes para ter sucesso.
Afinal, esse modelo de negócio tem se popularizado cada vez mais entre empreendedores que desejam vender pela internet e aumentar os lucros.
Leia e confira nossas dicas para crescer a sua empresa!
O que são empresas distribuidoras no dropshipping?
As empresa distribuidoras atuam como intermediárias tanto entre os fabricantes, atacadistas e/ou produtores quanto os pontos de venda, como lojas online de dropshipping.
Sendo assim, elas desempenham um papel fundamental na cadeia de suprimentos, fornecendo produtos e serviços logísticos para garantir que os pedidos sejam entregues com eficiência aos clientes finais.
No contexto do dropshipping, sem os distribuidores, os revendedores teriam que investir tempo e recursos para gerenciar um estoque próprio, o que pode ser caro e trabalhoso.
Você percebe a importância que a sua empresa pode ter para a venda sem estoque? Então continue lendo para aprender como ser distribuidor de dropshipping.
Importância do distribuidor para a venda sem estoque
Os distribuidores de dropshipping podem oferecer uma ampla gama de produtos para lojas online, incluindo produtos personalizados, exclusivos ou difíceis de encontrar em outras fontes.
Nesse sentido, a empresa distribuidora pode adquirir produtos de diferentes fornecedores e entrar em ação quando o dropshipper realiza uma venda.
Afinal, ela é responsável por enviar o pedido diretamente para o cliente final em nome do lojista sem estoque.
Dessa forma, o distribuidor de dropshipping pode agregar valor ao negócio dos parceiros, oferecendo uma variedade de produtos em um só lugar.
Além disso, também podem ajudar os revendedores a se destacarem no mercado e atrair mais clientes.
Sendo assim, conheça as principais razões para ser um fornecedor de dropshipping, na modalidade de distribuidor:
Logística eficiente
O distribuidor é responsável por armazenar e gerenciar o estoque dos produtos, garantindo que eles estejam disponíveis nos pontos de venda no momento adequado.
Você sabia que essa é uma das maiores vantagens do dropshipping? Afinal, os revendedores evitam o excesso de produtos no estoque e reduzem os custos logísticos.
Por isso, os distribuidores e outros tipos de fornecedores, são opções interessantes para a venda sem estoque.
Maior alcance geográfico
Muitas vezes, os fabricantes e produtores não possuem a infraestrutura necessária para distribuir suas mercadorias em áreas geográficas distintas.
O distribuidor, por sua vez, possui uma ampla rede de contatos e uma logística estruturada para entregar os produtos em diferentes regiões, aumentando o alcance dos produtos.
Redução de custos
Ao comprar uma grande quantia de produtos diretamente dos fabricantes, o distribuidor de dropshipping consegue obter preços mais competitivos.
Dessa maneira, isso resulta em economia para os dropshippers e, consequentemente, para os consumidores finais.
Agilidade na reposição de estoques
Produto indisponível no estoque é um problema recorrente para lojistas que não trabalham com dropshipping.
O mesmo não acontece aos distribuidores, pois quando um produto esgota em algum ponto de venda, ele pode agir rapidamente para repor o produto.
No caso do dropshipping, o revendedor não perde vendas e o consumidor final não fica insatisfeito, pois consegue efetuar sua compra sem problemas.
Sendo assim, podemos constatar que um distribuidor de dropshipping é um importante parceiro, pois contribui para o sucesso dos negócios dos revendedores.
10 dicas para distribuidores que desejam trabalhar com dropshipping
Se você é um distribuidor que deseja aumentar suas vendas e expandir o seu negócio fornecendo produtos para dropshipping, confira algumas dicas importantes:
1. Encontre seus clientes de dropshipping
Antes de começar a fornecer produtos para lojas de dropshipping, é importante saber quais são as empresas que operam nesse modelo de negócio.
Uma boa estratégia é se cadastrar em plataformas especializadas em dropshipping, como o Dropi e deixar o seu estoque disponível para os lojistas interessados.
Desse modo, aqueles que também estão cadastrados lá e vendem sem estoque próprio, conseguem entrar em contato oferecendo os produtos da sua distribuidora.
2. Ofereça produtos com alta demanda
Os proprietários de lojas de dropshipping estão sempre em busca de produtos com alta demanda e boa margem de lucro.
Portanto, é importante que você tenha uma lista de produtos vencedores em seu catálogo que atenda a esses requisitos.
3. Mantenha o controle de estoque atualizado
Quando você fornece produtos para dropshipping, é essencial manter seu estoque atualizado.
Caso contrário, corre o risco de receber pedidos que não poderá atender e deixar seus clientes insatisfeitos, assim como os clientes deles.
4. Tenha um sistema de gestão de pedidos eficiente
Para trabalhar com dropshipping, é preciso ter um sistema de gestão de pedidos que permita integrar os pedidos dos clientes da loja diretamente com o seu estoque.
Você sabia que com o Dropi isso é bem prático? Assim, você pode processar e enviar os pedidos com eficiência.
5. Ofereça suporte e mantenha um bom relacionamento com os clientes
Seus clientes de dropshipping também precisam de suporte e assistência em relação aos produtos que você fornece.
Sendo assim, esteja disponível para esclarecer dúvidas, passar informações e solucionar problemas.
Afinal, um bom relacionamento com seus clientes é essencial para garantir a continuidade da parceria.
Esteja aberto a sugestões e feedbacks e trabalhe para construir uma boa reputação para ser reconhecido como um fornecedor de dropshipping confiável.
6. Negocie preços competitivos
Para ter sucesso como distribuidor de dropshipping, é importante ter preços competitivos e margens de lucro adequadas para atender às necessidades de seus clientes.
Para isso, é importante negociar com seus fornecedores e buscar maneiras de reduzir os custos de produção.
7. Ofereça promoções e descontos exclusivos
Oferecer promoções e descontos exclusivos para seus clientes de dropshipping pode ser uma maneira eficaz de aumentar as vendas e fidelizá-los.
Considere oferecer promoções de lançamento de novos produtos ou descontos em grandes pedidos.
8. Forneça informações detalhadas sobre os produtos
Os proprietários de lojas de dropshipping precisam de informações detalhadas sobre os produtos que vendem para poderem oferecer aos seus clientes.
Portanto, é essencial dar atenção ao cadastro dos produtos e fornecer descrições detalhadas, imagens de alta qualidade e informações precisas sobre o peso e as dimensões dos produtos.
9. Monitore a concorrência
É bom monitorar a concorrência para identificar oportunidades de negócios e se manter atualizado sobre as tendências de mercado.
Dessa maneira, acompanhe as estratégias de preços, promoções e ações de marketing para vendas dos seus concorrentes para tomar decisões mais assertivas.
10. Mantenha um alto padrão de qualidade
Para ter sucesso como distribuidor de dropshipping, é importante manter um alto padrão de qualidade em todos os aspectos do seu negócio. Isso inclui:
- Qualidade dos seus produtos;
- Atendimento ao cliente;
- Cumprimento de prazos de entrega.
Mantenha-se comprometido com a excelência em todas as etapas do processo de fornecimento de dropshipping e você terá mais chances de sucesso no longo prazo.
Ao seguir essas dicas, você vai aumentar sua receita e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de seus clientes.
Além disso, você consegue construir um negócio bem-sucedido e ter sucesso como distribuidor de dropshipping. Se cadastre no Dropi e faça parte do Dropnacional!