Lembrete de pagamento pelo WhatsApp: como aderir automaticamente

O lembrete de pagamento pelo WhatsApp serve para aumentar a taxa de conversão das lojas virtuais, pois ao notificar os clientes sobre a proximidade do vencimento, eles conseguem se manter interessados no produto e finalizar a compra em tempo hábil.

Essa estratégia de marketing é uma maneira efetiva de reverter e recuperar carrinhos abandonados, provando mais uma vez a potência das redes sociais no e-commerce e para o empreendedorismo de modo geral.

Leia este conteúdo para aprender como funciona e razões para aderir ao lembrete de pagamento pelo WhatsApp em seu negócio, através do envio de mensagens automáticas.

Como funciona um lembrete de pagamento pelo WhatsApp

Oferecer diversas modalidades de pagamento é determinante para o sucesso das lojas online, pois a concorrência está cada vez mais acirrada e a preferência dos consumidores pode variar de acordo com as vantagens oferecidas.

Em 2022, foram emitidos 7,7 bilhões de boletos no Brasil, volume 10% maior do que registrado em 2020, mesmo diante do surgimento do PIX.

O cenário econômico ficou desfavorável ao parcelamento exagerado e sem juros, sendo assim, os lojistas se adaptaram disponibilizando descontos à vista e os clientes às vezes esquecem o prazo para concluir o pagamento do pix ou boleto, abrindo margem para também desistirem da compra.

Este é o principal motivo pelo qual, atualmente, é mais prático e comum mandar um lembrete de pagamento pelo WhatsApp para que os pedidos sejam finalizados, mas existem outros meios, como mensagens de texto, e-mail ou notificações do próprio aplicativo de compras. 

Lembrete de pagamento pelo WhatsApp: como aderir automaticamente

Características do lembrete de pagamento pelo WhatsApp

  • É fundamental que esse lembrete seja enviado alguns dias antes do vencimento do boleto para que o cliente consiga efetuar o pagamento.
  • As mensagens devem ser objetivas e claras, informando ao cliente sobre o status da compra e incentivando-o a finalizar a transação. 
  • É importante também incluir informações úteis, como a data de vencimento, o valor total da compra, o link para o pagamento do boleto e as opções de suporte disponíveis caso o cliente precise de ajuda para finalizar a compra.
  • Além disso, a comunicação deve ser personalizada e direcionada ao cliente em questão. Isso pode incluir informações como o nome do cliente e os produtos adicionados ao carrinho de compras, por exemplo.

Essa estratégia de enviar lembrete de pagamento pelo WhatsApp pode ser muito útil para as lojas virtuais que desejam evitar a perda de vendas devido aos boletos pendentes e aumentar suas taxas de conversão. 

No entanto, é importante salientar que o cliente sempre deve ter a opção de cancelar a compra ou receber um reembolso, caso desista por qualquer motivo.

Lembrete de pagamento pelo WhatsApp: como aderir automaticamente

Como aderir ao lembrete de pagamento pelo WhatsApp

Conforme mencionamos, o lembrete de pagamento pelo WhatsApp, assim como o envio de mensagens para reverter carrinhos abandonados, é uma maneira inteligente de abordar os clientes.

Para recuperar essas vendas perdidas, muitas lojas estão usando o WhatsApp para promover o negócio, enviando mensagens personalizadas aos clientes que deixaram itens no carrinho ou boletos pendentes, incentivando a finalização da compra.

Sendo assim, o lembrete de pagamento pelo WhatsApp deve incluir informações sobre o pedido abandonado ou esquecido, como o produto, preço, quantidade e descrição, além de um bônus adicional para como um desconto ou frete grátis, até na próxima compra, por exemplo.

No entanto, é importante usar essa estratégia com cuidado e respeitar as regras da LGPD e do WhatsApp Business, que proíbe o envio de mensagens em massa ou spam. Além disso, a privacidade do cliente deve ser sempre respeitada e as mensagens devem ser personalizadas e relevantes.

Ao usar essa técnica com responsabilidade, as empresas podem evitar as vendas perdidas, carrinhos abandonados e aumentar a lealdade do cliente ao fornecer um serviço personalizado e atencioso.

Agora que conhece todos os benefícios de enviar lembrete de pagamento pelo WhatsApp, conheça uma ferramenta autorizada para aplicar essa funcionalidade em seu negócio.

SAK: aplicativo para enviar lembrete de pagamento pelo WhatsApp automaticamente

Atualmente a própria Meta, empresa detentora do WhatsApp, disponibiliza algumas opções para auxiliar os negócios, como o WhatsApp Business, grupos ou lista de transmissão

Quem possui lojas virtuais ou empreendimentos maiores, necessita de uma ajuda extra para lidar com diversas demandas simultâneas, por isso, usar automações é a melhor alternativa, inclusive, para o lembrete de pagamento pelo WhatsApp.

O SAK é um aplicativo da Empreender que faz a integração entre a sua plataforma de e-commerce e o WhatsApp, de maneira autorizada pela Meta, dispensando preocupações com o banimento da conta e questões legais.

Veja como converter boleto na sua loja usando mensagem automática com o SAK:

Com planos a partir de R$87,00 mensais é possível fazer isso e muito mais usando o SAK para enviar lembrete de pagamento pelo WhatsApp automaticamente! Outros exemplos de benefícios disponíveis são:

  • Envio ilimitado de mensagens manuais
  • Múltiplos atendentes simultâneos
  • Iniciar conversa pelo WhatsApp Web
  • Envio e recebimento de mídia

O SAK tem integração com as principais plataformas de e-commerce e transações financeiras, facilitando ainda mais a vida do empreendedor que desejar enviar lembrete de pagamento pelo WhatsApp. Experimente gratuitamente e comprove essas vantagens!