Você tem vontade de criar sua própria marca de roupas? O private label e o print on demand podem te ajudar a começar um negócio do zero.
Essas duas modalidades permitem que você empreenda, mesmo com pouco dinheiro e venda produtos personalizados em uma loja virtual sem estoque.
Sendo assim, é uma ótima solução para escalar e fazer investimentos dentro da sua realidade. Se interessou no assunto?
Leia este conteúdo para aprender o que é private label e como usar a impressão sob demanda para criar sua própria marca de roupas.
O que é private label?
O private label está presente em seu dia a dia, como quando você chega no mercado e se depara com qualquer produto de marca própria daquela rede.
Aliás, esse é um bom exemplo para definição do termo, pois é uma prática que terceiriza as etapas do processo de produção.
Em linhas gerais, podemos dizer que private label significa “marca própria” e refere-se aos produtos que são fabricados por uma empresa, mas vendidos sob a marca de outra.
Embora seja bastante comum no varejo, esse modelo tem ganhado cada vez mais espaço em outros setores, como o mercado da moda, por exemplo.
Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, o gasto dos brasileiros com produtos de marcas próprias aumentou mais de 22% entre 2019 e 2022.
Afinal, o private label pesa até 30% menos no bolso do consumidor, permitindo que adicionem até 120% mais produtos no carrinho.
Para os empreendedores também há muitas vantagens, como o aumento dos lucros e redução dos custos sem afetar a qualidade dos produtos.
Por essas razões, criar uma marca própria de roupas e vender na internet sem manter estoque físico tem tudo a ver com o private label.
E como isso é possível? A resposta está no print on demand, uma tecnologia que permite a impressão sob demanda de produtos personalizados, como camisetas e canecas.
Continue lendo para entender como o print on demand pode te ajudar a tirar sua marca própria do papel e vender sem estoque.
Qual a diferença entre private label e white label?
O private label e o white label têm propostas semelhantes, porém, as diferenças entre ambos são bastante relevantes.
No primeiro caso, a empresa que vende o produto é responsável pela marca, embalagem, marketing e distribuição e geralmente a fabricante é desconhecida pelo consumidor final.
Ao contrário do private label, o white label, também conhecido como marca branca, permite que a marca do fabricante também seja incluída na embalagem do produto.
Sendo assim, usar o private label para criar sua própria marca de roupas é uma ótima oportunidade de negócio, não é mesmo? A seguir, veja como fazer isso.
Como criar uma marca própria de roupa com print on demand?
O print on demand permite que pequenos empreendedores e criadores de conteúdo possam criar suas próprias marcas com um investimento mínimo.
Essa é uma das razões pelas quais a tecnologia de impressão sob demanda, tem revolucionado a maneira de fazer os produtos.
O cenário fica ainda mais favorável, diante da possibilidade de unir o private label ao print on demand.
Afinal, é um processo relativamente simples e totalmente automatizado, ou seja, você não precisa se preocupar com a fabricação das peças.
Além disso, as peças são produzidas sob demanda e a quantidade de resíduos gerados é menor do que na produção em massa.
Consequentemente, a tecnologia de impressão digital usada no print on demand é menos poluente e ecologicamente sustentável.
Obviamente, isso reduz o custo de produção e de armazenagem, pois o PoD oferece uma grande flexibilidade para a criação de uma marca própria de roupas.
Sendo assim, é possível produzir diversos itens, com diferentes designs, tamanhos e cores de acordo com a demanda dos seus clientes.
Como o print on demand funciona
Vamos usar como exemplo a Montink, um fornecedor nacional de print on demand, que tem produtos ideais para o private label:
- Você cria a sua própria marca de roupas;
- Desenvolve o design das estampas e disponibiliza em uma plataforma de impressão sob demanda, como a Montink;
- Quando um cliente faz um pedido, a estampa é impressa na peça de roupa escolhida e a Montink enviará diretamente para ele.
Viu como é fácil usar o print on demand em conjunto com o private label, para criar uma marca própria de roupas sem estoque?
Falando nisso, o dropshipping (venda sem estoque) é justamente outra oportunidade de negócio resultante da união desses dois modelos, veja como:
Continue lendo para aprender como criar uma marca própria de roupas, com as vantagens do private label e print on demand.
Como trabalhar com private label? Passo a passo para criar a sua própria marca de roupas
Agora que você já entendeu o conceito de private label e como funciona o print on demand, vamos ver como é possível criar uma marca de roupas usando ambos.
Passo 1: Definindo seu nicho de mercado
Antes de começar a criar sua própria marca de roupas, é importante definir qual será o seu nicho de mercado.
Sendo assim, escolha o público-alvo que você quer atingir e as características das peças de roupa que irá produzir.
Por exemplo, na Montink você pode escolher focar em camisas e camisetas, moletons, roupas plus size, pet, bonés, entre outros.
É importante escolher peças que sejam populares dentro e que tenham boa aceitação entre seus clientes potenciais.
Passo 2: Criando as estampas private label
Conforme mencionamos anteriormente, uma das vantagens do print on demand é a viabilidade de criar estampas personalizadas para cada peça de roupa.
Sendo assim, é possível contratar um designer gráfico para isso ou você mesmo pode criar as estampas utilizando softwares como o Canva.
Lembre de escolher opções que estejam alinhadas com a proposta da sua marca e que tenham apelo visual para seu público-alvo.
Passo 3: Escolhendo a plataforma de print on demand
Entre as plataformas de print on demand disponíveis no mercado, a Montink é a melhor opção para trabalhar com private label e criar a sua própria marca de roupas.
Ela fornece diferentes tipos de produtos e de personalização, além de bom atendimento ao cliente e preços competitivos.
A maioria das plataformas de print on demand oferecem ferramentas fáceis de usar para ajustar o tamanho, cor e posição da estampa nos seus produtos.
Passo 4: Divulgando a sua marca de roupas
Depois de criar a sua própria marca de roupas, é hora de divulgá-las para seu público-alvo. Que tal utilizar as redes sociais como o Instagram e o TikTok com esse objetivo?
Também é possível pensar em anúncios pagos e contratar influenciadores digitais, para atrair mais clientes para sua loja com produtos private label.
Em resumo, criar uma marca de roupas utilizando private label e print on demand é uma opção acessível e eficiente para quem quer empreender no mercado da moda.
Seguindo esses passos, é possível criar uma marca personalizada e alinhada com as necessidades do seu público-alvo, sem precisar investir grandes quantias de dinheiro em produção e estoque.
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