O sucesso de uma loja virtual depende de diversos fatores, entre eles a qualidade dos produtos, o preço competitivo e a experiência do cliente. E um dos aspectos mais importantes dessa experiência é a entrega eficiente.
Escolher a transportadora ideal para o seu negócio pode ser um desafio, principalmente se você não tem familiaridade com o mercado de logística.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender os principais pontos a serem considerados na hora de tomar essa decisão, além de apresentar soluções tecnológicas que podem facilitar sua vida e otimizar o processo de entrega. Boa leitura!
Como escolher uma boa transportadora?
Você já se deparou com a frustração de um cliente que não recebe seu pedido a tempo ou que precisa ficar entrando em contato com a sua loja para saber o status da entrega?
Essa situação é comum para muitos lojistas virtuais, mas pode ser facilmente evitada com a utilização de ferramentas que automatizam o processo de rastreamento, como o Rastreio.net e a escolha da transportadora ideal.
Afinal, ela será responsável por levar seus produtos até seus clientes, impactando diretamente na experiência de compra e na reputação da sua loja.
Sendo assim, comece mapeando suas necessidades, considerando os seguintes fatores:
- Tamanho e peso dos produtos: transportadoras diferentes possuem restrições quanto ao tamanho e peso dos produtos que transportam;
- Volume de entregas: se você vende um grande volume de produtos, precisa de uma transportadora que possa lidar com a demanda. Algumas transportadoras oferecem descontos para grandes volumes;
- Distância de entrega: a distância entre sua loja e o destino final da entrega também influencia na escolha da transportadora. Algumas transportadoras são especializadas em entregas locais, enquanto outras atendem todo o país;
- Prazo de entrega: defina o prazo de entrega ideal para seus produtos. Algumas transportadoras oferecem entregas expressas, enquanto outras possuem prazos mais longos, com preços mais baixos.
- Custo: o custo do frete é um fator importante a ser considerado. Compare os preços de diferentes transportadoras antes de tomar uma decisão.
Além disso, ao escolher uma transportadora para o seu e-commerce, é importante levar em consideração alguns fatores importantes, como:
1. Área de cobertura
Verifique se a transportadora atende às regiões para as quais você deseja vender, pois é importante garantir que seus produtos possam ser entregues em todo o Brasil, ou nas regiões que você definiu como seu público-alvo.
2. Prazos de entrega
Ofereça aos seus clientes diferentes opções de frete, com prazos de entrega que variam de acordo com a necessidade de cada um.
Afinal, algumas pessoas priorizam a rapidez, enquanto outras podem buscar opções mais econômicas com prazos de entrega mais longos.
Sendo assim, avalie as opções de frete expresso, econômico e outros modelos disponíveis no mercado, conforme falaremos abaixo.
3. Modalidades de frete
Escolha uma transportadora que ofereça diferentes modalidades de frete, como PAC, SEDEX, transportadoras aéreas e terrestres, entre outras.
Pois, isso permitirá que você atenda às demandas de seus clientes de forma mais personalizada.
4. Preços
Compare os preços das diferentes transportadoras, considerando não apenas o valor do frete em si, mas também outros custos adicionais, como taxas de coleta, embalagem e seguro.
Busque por opções que ofereçam um bom custo-benefício, sem comprometer a qualidade do serviço.
Desse modo, solicite orçamentos de diferentes transportadoras e compare preços e prazos de entrega para diferentes regiões do país.
5. Qualidade do serviço
Pesquise sobre a reputação da transportadora no mercado, buscando informações sobre a qualidade do serviço prestado, índice de entregas no prazo, índice de reclamações e outros indicadores relevantes.
6. Integração com plataformas de e-commerce
Opte por transportadoras que ofereçam integração com as principais plataformas de e-commerce, como Nuvemshop, WooCommerce, Shopify e outras.
Afinal, isso facilitará o processo de envio de pedidos e rastreamento das entregas. O app Rastreio.net fornece um ranking com o prazo médio de entrega de envios nacionais e internacionais. Veja a lista de transportadoras integradas:
- Kangu
- Frenet
- Jadlog
- Mandae
- Melhor Envio
- BRComerce
- Bit Home
- Correios
- Cainiao
- Alistandard
- Wishglobal
- YunExpress
- SunYou
- Yanwen
- TopYou
- E Packet
- CJ Packet
- Eshipping Gateway
- HuaHan
- Mail Americas
- China EMS
- 3 Cliques
7. Suporte ao cliente
Verifique se a transportadora oferece um bom suporte ao cliente, capaz de auxiliar em caso de dúvidas, problemas com entregas ou outras situações que possam surgir.
Além disso, verifique se a transportadora oferece seguro, pois isso é importante para garantir que seus produtos estejam protegidos em caso de perda ou avaria.
Qual a escolha mais adequada para o transporte de mercadorias?
A escolha da transportadora ideal dependerá das necessidades específicas do seu negócio. Portanto, é importante considerar fatores como o tipo de produto que você vende, o volume de vendas, o público-alvo e o orçamento disponível.
No entanto, a escolha da modalidade de transporte ideal depende de diversos fatores, como:
- Tipo de produto: produtos perecíveis, frágeis ou de alto valor geralmente exigem um transporte mais rápido e cuidadoso, como o aéreo. Já produtos volumosos ou pesados podem ser transportados de forma mais econômica por via terrestre;
- Urgência da entrega: se o cliente precisa do produto com rapidez, o transporte aéreo é a melhor opção. Já para entregas menos urgentes, o transporte terrestre pode ser mais vantajoso;
- Custo do frete: o custo do frete varia de acordo com a modalidade de transporte, a distância a ser percorrida e o peso e volume da mercadoria. Compare os preços de diferentes transportadoras antes de tomar sua decisão.
Porém, se você vende produtos internacionais, precisará de uma transportadora que tenha expertise em importação e exportação.
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Qual é a opção de transporte mais eficiente?
Sempre tenha em mente que a opção de transporte mais eficiente é aquela que atende às suas necessidades e ao seu orçamento.
Existem diversos tipos de transporte disponíveis para lojistas virtuais, cada um com suas vantagens e desvantagens:
Transporte rodoviário
Mais econômico, porém com prazos de entrega mais longos. Adequado para produtos volumosos ou pesados.
- Vantagens: baixo custo, ideal para entregas locais e regionais, grande capilaridade;
- Desvantagens: prazos de entrega mais longos, maior risco de atrasos por conta de condições climáticas ou trânsito, menos indicado para produtos frágeis.
Transporte aéreo
Ideal para produtos perecíveis, frágeis ou de alto valor, que precisam ser entregues rapidamente, mas o lado negativo é o custo mais elevado do frete.
- Vantagens: prazos de entrega mais rápidos, ideal para longas distâncias e produtos frágeis.
- Desvantagens: custo mais alto, menor capilaridade, restrições quanto ao tamanho e peso dos produtos.
Transporte aquático
Opção vantajosa para grandes volumes de produtos que precisam ser transportados para longas distâncias.
Além disso, o tempo de entrega é consideravelmente maior que o das outras modalidades.
- Vantagens: ideal para grandes volumes e produtos pesados, baixo custo para longas distâncias.
- Desvantagens: prazos de entrega muito longos, não disponível para todas as regiões.
Porém, independentemente do tipo de transporte escolhido, você pode otimizar o processo de entrega utilizando automações.
O Rastreio.net da Empreender pode te ajudar a automatizar o processo de rastreamento de pedidos e a fidelizar seus clientes. Saiba como ele funciona:
Agora, veja alguns dos benefícios do app para sua loja virtual:
- Rastreia automaticamente pedidos nacionais e internacionais, buscando os pedidos em diferentes plataformas de e-commerce e transportadoras e os reunindo em um único lugar;
- Envia notificações automáticas para os clientes por e-mail, WhatsApp ou SMS sempre que houver uma mudança no status do pedido;
- O Rastreio.net fornece um ranking com o prazo médio de entrega das transportadoras, ajudando você a escolher a melhor opção para o seu negócio;
- Reduz a sobrecarga do suporte ao cliente sobrecarga do suporte ao cliente, pois os clientes podem acompanhar o status de seus pedidos por conta própria.
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