O TIC Empresas revelou que o número de empreendimentos vendendo pela internet cresceu exponencialmente de 59% em 2019 para 73% em 2021. Sendo assim, aumentar as vendas usando as redes sociais, é uma pauta constante para quem possui uma loja virtual.
Afinal, no comércio eletrônico, mais do que em outros tipos de negócios, é imprescindível investir em estratégias nos canais digitais. Aplicativos como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e WhatsApp, caíram no gosto dos brasileiros e estão presente no dia a dia da maioria da população.
Leia este artigo e veja ideias para faturar mais usando alguns dos aplicativos mais populares do momento.
Por que as lojas virtuais devem usar as redes sociais
Uma pesquisa recente da Microsoft, Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022, buscou entender como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enxergam o papel da tecnologia para promover um negócio de sucesso no futuro, assim como o atual cenário, os objetivos e as prioridades delas.
O resultado revelou que a adoção de tecnologias digitais acelera o crescimento de PMEs. Além disso, as empresas pioneiras na adoção dessas ferramentas possuem o dobro de chances de atingir objetivos comerciais. Então, podemos dizer que aumentar as vendas usando as redes sociais é uma consequência dessas ações.
Essa é a razão pela qual a maioria das PMEs entrevistadas reconhece a relevância da tecnologia para atingir as metas comerciais. Afinal, não podemos esquecer que atualmente, qualquer lojista virtual pode explorar os recursos online tanto para garantir visibilidade à sua marca quanto para impulsionar as transações de compra e venda.
Além disso, outro dado interessante do estudo, indica que as empresas que investem nas ferramentas digitais, possuem quatro vezes mais probabilidade de estarem confiantes com o futuro do negócio.
Sendo assim, as PMEs precisam de criatividade e inovação para prosperarem, por isso, usar as redes sociais, é uma das estratégias necessárias. Continue lendo para conferir algumas ideias de como incluí-las em sua loja virtual.
1. Adicione o Instagram e TikTok na sua loja virtual
O Instagram e o TikTok são dois dos aplicativos mais baixados do mundo, isso significa que conectar as suas redes sociais à sua loja virtual, agrega bastante valor ao seu negócio, pois são ótimas oportunidades de conquistar e fidelizar clientes e seguidores.
Cerca de 86% dos brasileiros seguem perfis de empresas no Instagram, é o que aponta uma pesquisa recente da Opinion Box. Além disso, 56% também seguem alguma marca ou empresa no TikTok. Sendo assim, são duas aplicações populares que permitem aproximação com o público e maior chance de conversão.
Para aumentar as vendas usando as redes sociais do seu e-commerce, é muito simples: basta instalar um aplicativo chamado Widget. Dessa maneira, há um crescimento e engajamento nos perfis da sua marca, além de maior faturamento.
O Widget consegue integrar o seu Instagram e/ou TikTok a plataformas como a Nuvemshop e também serve para páginas pessoais. Veja como esse processo é bastante prático:
Deu para perceber que a ideia do Widget é facilitar a inclusão e exibição das melhores fotos e vídeos das suas redes sociais diretamente na sua loja. Sendo assim, o seu feed fica muito mais atrativo, não é mesmo?
2. Contrate influenciadores digitais
Outro benefício relevante, em conectar as suas redes sociais à sua loja virtual, além de aumentar o seu faturamento, é motivar parcerias com a profissão do momento: os influenciadores digitais.
Afinal, conforme pesquisa do Cupom Válido, o nosso país é o 1º do ranking mundial, onde os influenciadores são mais relevantes para uma decisão de compra online. Esse não é um dado tão surpreendente, se levarmos em conta que o Brasil sempre ocupa os pódios das redes sociais.
O Marketing de Influência ganha cada vez mais relevância nas estratégias de vendas online. Pensando nisso, a Empreender lançou o aplicativo Ovni: para auxiliar lojistas virtuais a encontrarem influenciadores que tenham a ver com o seu nicho e público.
Veja como essa ferramenta pode ajudá-lo a aumentar as vendas usando as redes sociais, por meio do trabalho dos digital influencers:
Os seus seguidores são clientes em potencial, sendo assim reforce a sua presença na internet com o Ovni.
3. Recupere carrinho e boleto pelo WhatsApp
A taxa média global de abandono de carrinho é muito alta, cerca de 77,73%, segundo a Barilliance. Isso acontece principalmente porque diversos fatores interferem negativamente no momento da finalização da compra, como o valor elevado do frete, custos inesperados, checkout complicado e insegurança.
Sendo assim, se a sua loja virtual está com o número de compras efetivadas menor do que o esperado, está na hora de reverter esse problema usando o SAK, um aplicativo que auxilia na recuperação de carrinhos abandonados, através de uma automação que envia mensagens personalizadas ao WhatsApp dos seus clientes.
Veja como é fácil aumentar as vendas usando uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros e o SAK:
A principal funcionalidade do SAK, é lembrar os seus clientes de fecharem a compra e/ou pagamento do PIX e boleto, aumentando assim conversão da sua loja virtual de maneira automática.
[Bônus] Pacote com os melhores apps para aumentar as vendas usando as redes sociais e muito mais!
O Empreender Plus é a solução perfeita para os empreendedores que desejam adicionar funcionalidades inovadoras à sua loja virtual, assim como as que apresentamos no artigo.
O Widget, Ovni e SAK, fazem parte de um pacote de 11 aplicativos e podem ser adquiridos juntos ou separadamente. A ideia do Empreender Plus, é reunir todas as ferramentas em uma só, diminuindo os custos para os lojistas.
Os aplicativos incluem opções como dropshipping nacional e internacional, automatização de rastreio, banco de imagens para lojas virtuais, avaliações e landing pages. Veja quantas vantagens incríveis e imperdíveis:
Vale ressaltar que o Empreender Plus é um pacote completamente personalizável, para caber em todos os bolsos. Sendo assim, quanto mais apps forem adquiridos, maior será o desconto.
Além disso, as integrações estão disponíveis nas principais plataformas de e-commerce, como a Shopify, Nuvemshop, Wix, Cartpanda, Yampi, Loja Integrada, wBuy e Tray. Assine agora mesmo!