Beauty November: 10 ideias inspiradoras para lojas de beleza

Você sabia que a Beauty November é uma grande oportunidade para marcas de beleza aproveitarem o mês inteiro com promoções e experiências diferenciadas? 

Iniciada pelo Grupo Boticário em 2020, para substituir o termo “Black Friday”, o intuito da campanha é refletir um propósito mais inclusivo e positivo para o setor. 

Além disso, também é uma resposta às necessidades e desejos dos consumidores por uma experiência de compra mais ágil, personalizada e satisfatória.

Hoje, o Grupo Boticário é uma das maiores redes de cosméticos do mundo, com presença em mais de 40 países e mais de 4.000 lojas físicas. 

Líder em e-commerce de beleza no Brasil, o grupo é composto por marcas icônicas, como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult e TRUSS, além do marketplace Beleza na Web. 

Esse ecossistema completo abrange desde a fabricação até a distribuição, proporcionando uma experiência que vai além das expectativas dos consumidores.

Neste artigo, reunimos 10 ideias baseadas nas estratégias do Grupo Boticário que podem inspirar outras lojas de beleza para criar uma campanha de sucesso no Black November

A seguir, apresentamos práticas e ferramentas que ajudam a construir um relacionamento mais próximo com o cliente e potencializar as vendas. Boa leitura!

Por que investir na Beauty November?

A Beauty November vem ganhando destaque porque se estende por todo o mês de novembro, oferecendo aos consumidores a chance de aproveitar descontos e ofertas ao longo de várias semanas. 

Por isso marcas do Grupo Boticário utilizam essa oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar o valor médio dos pedidos com estratégias omnichannel e phygital (física e digital).

Esses dados, portanto, são mais do que uma simples resolução: afinal, para lojas de beleza, é uma excelente oportunidade de oferecer produtos de alta qualidade a preços atrativos, fidelizar consumidores e ampliar o alcance no mercado.

Isso não só atende às demandas de consumo como também reforça a proximidade com o cliente, oferecendo um mês inteiro de vantagens em diversas categorias de produtos, como maquiagem, cuidados com a pele e cabelo, além de fragrâncias.

Portanto, inspirar-se nessa abordagem e investir em uma campanha de beleza durante novembro pode proporcionar resultados duradouros para a sua marca.

Sendo assim, confira algumas estratégias usadas pelo Grupo Boticário para inspirar a sua campanha de Beauty November.

10 ideias do Grupo Boticário para implementar na sua Beauty November

  1. Promoções planejadas e descontos escalonados
  2. Facilite a interação com ofertas exclusivas via WhatsApp
  3. Atendimento omnichannel para oferecer suporte rápido
  4. Marketing phygital: integre a experiência física e digital
  5. Lista de desejos para acompanhar ofertas favoritas
  6. Notificações de estoque: aviso sobre reposições
  7. Promoções com frete grátis para compras acima de um valor mínimo
  8. Cadastro para receber ofertas exclusivas
  9. Entrega no mesmo dia e no dia seguinte 
  10. Crie campanhas com influenciadores para aumentar o alcance

1. Promoções planejadas e descontos escalonados

Na Beauty November, o Boticário oferece mais de 300 produtos com até 60% de desconto. O segredo está em planejar ofertas de forma escalonada para conquistar a atenção do cliente durante o mês inteiro. 

Então, geralmente a Black Friday do Boticário é dividida em duas etapas: a Beauty November, que vai do fim de outubro a meados de novembro e a Beauty Week propriamente dita, na semana da Black Friday. 

Portanto, ao invés de oferecer todos os produtos em promoção de uma só vez, a ideia é programar descontos para diferentes categorias em semanas específicas.

Essa divisão mantém o engajamento do público e cria um senso de urgência para cada fase, incentivando o cliente a aproveitar as melhores ofertas em momentos diferentes.

Nesse contexto, vale a pena usar o app Promoção Agendada, que permite criar e programar descontos escalonados em categorias específicas. 

Desta forma, é possível manter o cliente interessado com novas ofertas ao longo do mês, aumentando o número de visitantes no site. Veja como usar o aplicativo:

Além disso, sua loja pode criar uma narrativa e incentivar o cliente a voltar regularmente para conferir novas ofertas. 

2. Facilite a interação com ofertas exclusivas via WhatsApp

O Grupo Boticário utiliza diversos canais de comunicação para se conectar com os consumidores durante a Beauty November, especialmente com campanhas interativas e ofertas exclusivas em aplicativos e redes sociais. 

Esse relacionamento próximo cria uma comunidade de consumidores engajados, que aproveitam as promoções ao longo do mês.

Sendo assim, use o app Whats.ly para criar grupos de WhatsApp automaticamente e enviar notificações inteligentes e exclusivas aos clientes sobre ofertas e novidades. 

O Whats.ly permite gerar links personalizados para grupos, facilitando o direcionamento do cliente para os grupos certos, o que garante uma comunicação direta. 

Essa funcionalidade é ideal para enviar atualizações rápidas e até lançamentos meteóricos de produtos durante uma campanha promocional.

3. Atendimento omnichannel para oferecer suporte rápido

O Grupo Boticário garante que cerca de 25% dos pedidos sejam entregues no mesmo dia em várias regiões, enquanto outras cidades contam com a entrega em até um dia útil. 

Afinal, a agilidade no atendimento e na entrega são pontos essenciais para conquistar o cliente e a utilização de vários canais para suportar a demanda – incluindo WhatsApp, redes sociais e e-mail – ajuda bastante.

Por isso, uma boa ideia é usar o app SAK, centralizando o atendimento via WhatsApp para vários atendentes e permitindo que uma equipe responda rapidamente às dúvidas para manter o cliente informado sobre o pedido. Saiba mais sobre o SAK:

Desse modo, o recurso de integração com múltiplos canais possibilita que o cliente tenha um suporte completo e eficaz.

4. Marketing phygital: integre a experiência física e digital

A Beauty November do Grupo Boticário também se destaca pela estratégia phygital, que combina a experiência física e digital. 

Sendo assim, aplicativos como O Boticário e o Beleza na Web foram otimizados para melhorar a usabilidade e destacar informações essenciais dos produtos. 

Esse movimento visa atrair clientes do digital para as lojas físicas, oferecendo uma experiência conectada.

Se além do e-commerce, você tem lojas físicas, ofereça funcionalidades semelhantes, integrando sua loja com o Widget Instagram e Widget TikTok

Com esses widgets, você pode exibir posts com produtos em uso, vídeos de demonstração e até avaliações de clientes. 

Então, perceba que a presença digital complementa a experiência física, ajudando a conectar as duas realidades. Nesse sentido outro app útil é o Replay, que surgiu para atender a tendência do video commerce, ou seja, adiciona vídeos na página do produto. Saiba mais:

5. Lista de desejos para acompanhar ofertas favoritas

A lista de desejos é uma ferramenta simples, mas poderosa. Ela permite que o cliente salve os produtos que deseja comprar e receba notificações sobre mudanças de preço ou disponibilidade. 

O Boticário recomenda o uso dessa funcionalidade durante o Black November ara que o cliente encontre facilmente os produtos que deseja.

Dessa forma, use o app Super Favoritos para os clientes criarem suas listas de desejos personalizadas. Conheça a ferramenta disponível para lojas hospedadas na Nuvemshop:

Além de melhorar a experiência de compra, uma lista de desejos ajuda a monitorar quais produtos tem alta demanda, permitindo que a loja ofereça promoções mais direcionadas.

6. Notificações de estoque: aviso sobre reposições

O Grupo Boticário entende a importância de avisar o cliente quando um produto estiver novamente disponível em estoque, especialmente em épocas movimentadas como a Black Friday. 

Sendo assim, as notificações de reposição ajudam a manter o cliente informado e pronto para comprar o produto desejado.

Então, instale o Cheguei para enviar notificações automáticas assim que o produto for reposto novamente. Ficou curioso? Confira mais informações sobre o aplicativo:


Desse modo, o cliente pode se cadastrar para ser avisado e, ao receber uma notificação, retornar à loja para garantir o item, aumentando a taxa de conversão e evitando a frustração pela falta de estoque.

7. Promoções com frete grátis para compras acima de um valor mínimo

Pesquisas indicam que o frete grátis é um dos maiores atrativos para o consumidor, por isso, o Grupo Boticário aproveita a Beauty November para oferecer frete grátis nas compras acima de valor determinado, incentivando o cliente a aumentar o valor do carrinho. 

Essa simples estratégia ajuda a elevar o ticket médio e a satisfação do cliente, já que ele sente que fez um bom negócio e pode evitar a chamada “Black Fraude”.

Para oferecer frete grátis acima de um valor mínimo, use o app Brinde no Carrinho para destacar essa vantagem. Saiba mais:

Além disso, o aplicativo também permite adicionar outros brindes como gatilhos de recompensa para compras que atingem um valor específico, incentivando o cliente a gastar mais.

8. Cadastro para receber ofertas exclusivas

Uma das estratégias mais utilizadas durante o Beauty November é incentivar os clientes a fazerem um cadastro para receberem ofertas exclusivas. 

Afinal, isso permite que as marcas do Grupo Boticário mantenham o cliente atualizado sobre promoções e novidades, reforçando o relacionamento.

Através da integração do SAK com o app Landing Page, é possível criar um formulário de captura de leads, onde o cliente inseri seus dados para receber notificações e descontos exclusivos. 

Essa abordagem aumenta a base de contatos e permite segmentar campanhas futuras com maior precisão, oferecendo promoções personalizadas e fidelizando os clientes.

9. Entrega no mesmo dia e no dia seguinte 

A entrega rápida é um dos grandes atrativos da Beauty November, onde o Grupo Boticário oferece a opção de entrega no mesmo dia em diversas regiões e entrega no dia seguinte em praticamente todo o país. 

Essa velocidade é uma vantagem competitiva importante que pode conquistar o cliente pela conveniência, especialmente em datas promocionais onde o tempo é essencial.

Dessa forma, avalie a possibilidade de contar com entregas full e multi CDs durante o Beauty November. 

Para lojas que operam com dropshipping ou venda online sem estoque, garantir prazos rápidos também é possível, usando soluções como o Dropi, que permite encontrar fornecedores brasileiros através do Dropnacional.

Desse modo, sua loja pode oferecer uma experiência semelhante, mantendo o estoque reduzido sem abrir mão da agilidade. 

Em conjunto, o app Rastreio.net auxilia na logística, disponibilizando ao cliente atualizações automáticas sobre cada etapa da entrega.

Portanto, a combinação de parcerias estratégicas e sistemas de rastreamento torna a experiência mais prática e segura.

Afinal, o cliente consegue acompanhar o status do pedido em tempo real, desde a saída do fornecedor até a entrega, aumentando a confiança no serviço da sua loja.

10. Crie campanhas com influenciadores para aumentar o alcance

O Grupo Boticário investe no marketing de influência na Black Friday em diferentes redes sociais, como no TikTok e no X (antigo Twitter).

Sendo assim, os criadores de conteúdo ajudam a destacar produtos, compartilhar promoções e interagir com os consumidores. 

Esse engajamento natural ao contratar influenciadores digitais gera maior visibilidade e atrai um público que se identifica com a sua marca. 

No caso d’O Boticário, a marca inovou ao trazer influencers com sósias de celebridades, gerando um buzz marketing por meio de um conteúdo divertido e próximo ao consumidor.

Com o app Ovni você pode conectar-se a influenciadores que representam sua marca e seu ICP, persona e público-alvo. Veja como:

Essa plataforma do Empreender Plus facilita a criação de campanhas segmentadas, permitindo que você encontre o perfil de influenciador ideal para a promoção de determinados produtos. 

Além disso, com o Ovni, você consegue acompanhar as métricas da campanha e, se desejar, ativar um sistema de marketing de afiliados para medir o ROI de cada criador.

Como aplicar as estratégias da Beauty November na sua loja?

A Beauty November do Grupo Boticário é uma data estratégica que vai além dos descontos, pois oferece uma experiência completa, que engloba atendimento humanizado, integração entre loja física e online, e agilidade na entrega. 

Essas práticas podem ser adaptadas por lojas de beleza de qualquer tamanho para criar uma experiência diferenciada para o cliente durante todo o mês de novembro.

Para isso, utilize as ferramentas do Empreender Plus e construa uma campanha de Beauty November muito mais elaborada. Experimente gratuitamente as soluções apresentadas no artigo!