Atualmente a Eduzz é uma das principais plataformas de vendas voltadas para o comércio de infoprodutos e uma gama de serviços online.
Entretanto, mesmo diante do sucesso do e-commerce, cerca de 85% das pessoas abandonam o carrinho sem efetivar a compra, segundo a OpinionBox.
Você quer descobrir como recuperar carrinho na Eduzz, aumentar sua taxa de conversão e melhorar os resultados da sua loja?
Então, podemos ajudá-lo a enfrentar este desafio. Leia este conteúdo até o fim e aprenda o passo a passo para reverter o abandono de carrinhos!
Como calcular a taxa de abandono de carrinho?
Se você tem uma loja virtual, sabe que a taxa de carrinhos abandonados pode ser uma métrica importante para avaliar a eficácia do seu negócio.
Afinal, para melhorar suas vendas online, é fundamental monitorar e entender o comportamento dos seus clientes durante o processo de compra.
Aqui em nosso blog, já mencionamos o assunto, no artigo O que é KPI? Veja 10 exemplos de indicadores para o e-commerce.
Neste contexto, antes de aprender como recuperar carrinho abandonado na Eduzz, é fundamental entender o cálculo dessa taxa para reverter as vendas perdidas.
Primeiramente, você precisa obter o número de carrinhos gerados em um determinado período. Em seguida, é necessário contar quantas compras foram efetuadas de fato.
Vamos supor que em uma semana você gerou 150 carrinhos na Eduzz. No entanto, apenas 45 compras foram efetuadas nesse período.
Para calcular a taxa de abandono, siga os passos abaixo:
- Divida o número de compras efetuadas pelo número de carrinhos gerados: 45/150 = 0,3
- Subtraia o resultado de 1: 1 – 0,3 = 0,7
- Multiplique por 100: 0,7 x 100 = 70%
Portanto, a taxa de carrinho abandonado em sua loja virtual é de 70%, ou seja, a maioria dos seus clientes não finalizou as compras.
Obviamente esse é um dado alarmante, por isso é necessário identificar os motivos pelos quais os clientes abandonaram a compra e tomar medidas para reduzir essa taxa.
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
Segundo levantamento do Baymard Institute, as razões mais comuns para os clientes deixarem o carrinho abandonado na Eduzz e outros sites de compra online, são:
- Custos extras muito altos (envio, impostos, taxas) – 48%;
- O site queria que eu criasse uma conta – 24%;
- A entrega é demorada – 22%;
- Não confiei ao site as informações do meu cartão de crédito – 18%;
- Processo de checkout muito longo/complicado – 17%;
- Não consegui ver/calcular o custo total do pedido antecipadamente – 16%;
- O site apresentou erros/travou – 13%;
- A política de devoluções não foi satisfatória – 12%;
- Não havia métodos de pagamento suficientes – 9%;
- O cartão de crédito foi recusado – 4%.
Ao entender as causas do abandono de carrinho, você pode implementar estratégias para incentivar os clientes a concluírem a compra, conforme falaremos adiante.
Como recuperar carrinho abandonado e boleto na Eduzz?
Se você é um produtor de conteúdo, profissional de marketing ou agência que utiliza a Eduzz, confira as nossas dicas para reverter o abandono de carrinho na plataforma.
Afinal, isso é fundamental para melhorar a experiência do usuário e consequentemente, aumentar suas taxas de conversão e vendas.
10 dicas para recuperar carrinho abandonado na Eduzz:
- Envie um e-mail de acompanhamento personalizado, lembrando o cliente sobre o carrinho abandonado ou boleto pendente;
- Ofereça um desconto exclusivo ou promoção para persuadir o cliente a concluir a compra;
- Inclua depoimentos e comentários de outros clientes satisfeitos para aumentar a confiança na sua marca e produto;
- Crie um senso de urgência, destacando que o estoque é limitado ou a promoção é por tempo limitado;
- Facilite o processo de checkout, minimizando o número de etapas e simplificando o preenchimento de informações;
- Disponibilize opções de pagamento flexíveis, como parcelamento, pagamento no boleto ou PIX;
- Considere o envio de mensagens por SMS, WhatsApp, e-mail ou notificações push, caso tenha permissão do cliente;
- Monitore as ações dos clientes em seu site e envie mensagens relevantes, como produtos relacionados ou complementares ao que foi abandonado no carrinho;
- Otimize seu site para dispositivos móveis, para facilitar a conclusão de compras em smartphones e tablets;
- Mantenha sua política de devolução clara e fácil de encontrar no site, para reduzir o medo de comprar o produto errado.
Leia também: 8 dicas para aumentar as vendas online em 2023
Passo a passo para recuperar carrinho abandonado na Eduzz:
A Eduzz tem integração com o SAK, um aplicativo da Empreender que permite enviar lembretes de pagamento para o WhatsApp dos seus clientes.
Dessa forma, você conseguir reverter boletos pendentes de maneira simples e automática. Veja no vídeo abaixo, o passo a passo para recuperar carrinho abandonado na Eduzz e instalar o SAK:
Viu como é prático? Usando o SAK você consegue aumentar as suas taxas de conversão e reduzir o abandono de carrinho.
Afinal, às vezes tudo o que os seus clientes precisam é de apenas um empurrão para finalizarem a compra e o SAK é a ferramenta ideal para isso.
Sendo assim, comece a recuperar carrinho abandonado na Eduzz e recupere as vendas perdidas. Experimente o SAK agora mesmo!