E-mail marketing 3 opções de plataformas para lojas virtuais

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para lojas virtuais que desejam aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes. 

Com uma infinidade de plataformas disponíveis no mercado, escolher a ideal pode ser um desafio, não é mesmo?

Por isso, vamos comparar três das plataformas de e-mail marketing mais populares: E-goi, ActiveCampaign e Mailchimp, explorando como elas podem impulsionar o sucesso do seu negócio online. Boa leitura!

A importância do e-mail marketing para lojas virtuais

Antes de mergulharmos nas plataformas, é fundamental entender por que o e-mail marketing é tão relevante para o e-commerce. 

De acordo com estatísticas divulgadas pela Conversion, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que apresenta um dos maiores retornos sobre o investimento (ROI). Sendo assim, ao utilizar essa ferramenta, as lojas virtuais podem:

  • Construir relacionamentos: enviar e-mails personalizados demonstra interesse nos clientes e os torna mais propensos a realizar compras futuras;
  • Aumentar as vendas: campanhas de e-mail bem-sucedidas podem gerar um aumento significativo nas vendas, seja através de promoções, lançamentos de novos produtos ou recuperação de carrinhos abandonados;
  • Melhorar a retenção de clientes: e-mails com conteúdo relevante e ofertas exclusivas incentivam a fidelização dos clientes;
  • Aumentar o engajamento: a taxa de abertura e cliques nos e-mails podem servir como indicadores de engajamento do público, permitindo ajustar as estratégias de marketing.

TOP 3 plataformas de e-mail marketing para lojas virtuais

  1. E-goi;
  2. MailChimp;
  3. ActiveCampaign.

1. E-goi: automação completa para o seu negócio

A E-goi se destaca como uma plataforma completa de automação de marketing, oferecendo uma ampla gama de recursos para o e-mail marketing. Além das funcionalidades básicas de criação e envio de e-mails, a E-goi permite:

  • Automação de workflows: crie jornadas de nutrição de leads personalizadas para cada etapa da jornada do cliente;
  • Segmentação de listas: divida sua lista de contatos em segmentos específicos para enviar mensagens mais relevantes;
  • Análise de dados: acompanhe o desempenho das suas campanhas através de relatórios detalhados e indicadores-chave de desempenho (KPIs);
  • Integração com diversas ferramentas: conecte a E-goi a outras ferramentas que você utiliza, como plataformas de e-commerce, CRMs e ferramentas de análise.

Por isso, a E-goi apresenta diversos benefícios para lojistas, como a criação de e-mails personalizados com base no comportamento de compra e nas preferências de cada cliente, implementando campanhas para impulsionar as vendas e aumentar o ticket médio.

Além disso, você economiza tempo automatizando tarefas repetitivas, como envio de e-mails de boas-vindas, aniversários e recuperação de carrinhos abandonados através da integração com o SAK.

É rápido e seguro fazer a integração entre as plataformas, para enviar mensagens para os clientes que não finalizaram a compra, reverter o abandono de carrinhos e até mesmo pós-venda.

Sendo assim, estamos falando de uma combinação imbatível para impulsionar seus negócios! Confira o passo a passo para fazer a integração da E-goi com o SAK no vídeo abaixo:

Atualmente a E-goi oferece um plano gratuito para sempre, o Social One, além de dois planos sem fidelização, o Base e (R$ 54,99 por mês), o Pro (R$ 219,99 por mês). Enquanto isso, o Corporate tem contrato anual no valor de R$ 1800,00 mensais.

2. Mailchimp

O Mailchimp é uma das plataformas de e-mail marketing mais populares e conhecidas por sua interface intuitiva e fácil de usar.

Por isso, costuma ser indicado para pequenas e médias empresas que buscam uma solução simples e eficaz para suas campanhas de e-mail marketing, com recursos como:

  • Criação de e-mails arrastar e soltar: crie e-mails profissionais sem a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Templates pré-definidos: escolha entre uma variedade de templates para diferentes ocasiões;
  • Automação simples: automatize suas campanhas de e-mail com fluxos de trabalho pré-definidos;
  • Análise de desempenho: acompanhe o desempenho das suas campanhas através de relatórios simples e intuitivos;
  • Integrações com plataformas de e-commerce: integre o Mailchimp com plataformas como Shopify, WooCommerce.

Portanto, podemos notar diversos benefícios para lojas virtuais, principalmente pela facilidade de uso e disponibilidade de modelos prontos para criar campanhas de e-mail marketing rapidamente.

O MailChimp também possui integração com o SAK, assim é possível usar fazer a conversão de boletos, PIX, recuperação de carrinhos abandonados e envio de mensagens de pós-venda. Veja o passo a passo abaixo no vídeo abaixo:

Assim como a E-goi, o MailChimp também oferece um plano gratuito, além de outras opções como o Essentials (R$ 67,28 por mês), Standard (R$ 103,51 por mês) e o Premium (R$ 1.811,42 por mês).

3. Active Campaign

O ActiveCampaign se destaca por sua capacidade de criar campanhas de e-mail altamente personalizadas.

A plataforma utiliza inteligência artificial para analisar o comportamento dos clientes e oferecer sugestões de conteúdo e segmentação:

  • Personalização em escala: crie e-mails personalizados com base em dados de compra, histórico de navegação e interações com suas mensagens;
  • Mensagens personalizadas: utilize tags e pontuações para criar mensagens personalizadas para cada contato;
  • Automação de marketing: automatize suas campanhas de e-mail, marketing por SMS e social media;
  • Automação com IA: a plataforma utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para automatizar tarefas e otimizar suas campanhas;
  • Integrações robustas: o ActiveCampaign se integra com uma ampla variedade de ferramentas de marketing, como CRM, e-commerce e redes sociais, além do SAK.

Sendo existem diversos benefícios para lojas virtuais, principal o uso da inteligência artificial para prever o comportamento dos seus contatos e ajustar suas estratégias de marketing.

Além disso, é possível automatizar tarefas complexas, como a criação de fluxos de trabalho personalizados.

Ao integrar o ActiveCampaign com o SAK, você transfere os leads da lista de emails para a lista do WhatsApp, ou seja, é uma estratégia de comunicação direta visando o aumento das suas vendas. Assista o vídeo a seguir e veja como é fácil:

O ActiveCampaign tem vários planos disponíveis, como o Starter (R$ 70,00 por mês), Plus (R$ 217,00 por mês), Pro (R$ 364,00 por mês) e Enterprise (R$ 658,00 por mês). Cada um deles possui funcionalidades distintas e também é possível fazer um teste gratuito. 

SAK: a solução de atendimento completa para o e-commerce

O SAK é uma plataforma de atendimento completa desenvolvida pela Empreender e uma das suas funcionalidades é a integração com plataformas de e-mail marketing, como demonstramos ao longo do conteúdo.

Desse modo, você consegue sincronizar sua base de clientes e enviar campanhas de e-mail para recuperar carrinhos abandonados e muito mais! Ao integrar o SAK com a E-goi, ActiveCampaign ou Mailchimp, é possível:

  • Sincronizar sua lista de contatos: mantenha sua lista de contatos sempre atualizada, incluindo informações como nome, e-mail e histórico de compras;
  • Criar campanhas segmentadas: crie campanhas de e-mail personalizadas para diferentes segmentos de clientes, como novos clientes, clientes recorrentes e clientes que abandonaram o carrinho;
  • Automatizar o envio de e-mails: automatize o envio de e-mails de boas-vindas, recuperação de carrinhos abandonados e outras campanhas de e-mail;
  • Acompanhar o desempenho das suas campanhas: acompanhe o desempenho das suas campanhas de e-mail diretamente no SAK, através de relatórios e análises.

Você quer saber mais sobre o SAK? Confira mais informações no vídeo abaixo:

Vale ressaltar que a escolha da plataforma de e-mail marketing ideal para sua loja virtual depende das suas necessidades e orçamento. Ao avaliar as opções disponíveis, considere fatores como:

  • Funcionalidades: quais recursos são essenciais para o seu negócio?
  • Facilidade de uso: a plataforma é fácil de usar e configurar?
  • Integrações: a plataforma se integra com as outras ferramentas que você utiliza?
  • Preço: qual o custo da plataforma e dos recursos adicionais?

No entanto, a E-goi se destaca, por oferecer o melhor plano grátis de Marketing para PMEs, incluindo redes sociais, landing pages, WhatsApp leads, e-mail marketing, pop-ups, webpush e muito mais!

Por isso, crie sua conta gratuitamente na E-goi e aproveite para fazer a integração com o SAK agora mesmo!