A principal diferença no envio de produtos sob demanda ou pronta-entrega é a disponibilidade dos itens no momento da compra, entretanto outros fatores também impactam diretamente em todo o processo logístico, gerando vantagens e desvantagens para os negócios online.
Sendo assim, é importante aprender como aumentar a data da entrega para garantir a satisfação dos seus clientes, mesmo quando houver distinção entre os prazos da sua loja. Leia este artigo e confira!
Produto sob demanda ou encomenda
Os produtos sob demanda são aqueles que são fabricados ou encomendados especificamente para um cliente após a conclusão da compra e confirmação do pagamento.
Existem muitos tipos de produtos, de diversos nichos, que podem ser vendidos sob demanda ou encomenda, inclusive no dropshipping. Veja alguns exemplos abaixo:
- Roupas: camisetas, bonés, entre outras peças de vestuário personalizadas;
- Artesanatos: cerâmica, joias, mobília e itens feitos à mão;
- Impressão: livros, cartazes e outros artigos como canecas com estampas exclusivas;
- Tecnologia: como computadores, smartphones e dispositivos eletrônicos que são produzidos apenas quando um cliente faz um pedido.
- Alimentação: sobremesas, bolos, carnes, chocolates com nomes etc;
- Construção: como janelas, portas, e itens que são feitos sob medida;
- Design gráfico: cartões de visita, panfletos, logotipos, etc.
Prazo de entrega para produtos sob demanda
Conforme mencionamos em nosso blog, o tempo ideal de entrega para produtos sob demanda é relativo e pode variar dependendo de vários fatores, como falaremos adiante.
Além disso, devemos lembrar que o tempo de produção é diferente do tempo de entrega, este último é o período que demora para o pedido chegar até a casa do cliente.
Devido à interferência de tantas variáveis, é recomendado aumentar o prazo de entrega dos produtos que não estão disponíveis à pronta-entrega.
O aplicativo Frete Hero consegue fazer esse trabalho automaticamente, basta configurá-lo de acordo com as necessidades do seu negócio. Veja como é fácil utilizar:
O envio de produtos artesanais merece um pouco mais de atenção, pois apesar de também ser uma encomenda, tem um processo mais complexo, geralmente manual. Por isso, o próximo tópico aborda o tema.
Dicas para calcular o prazo de entrega para produtos artesanais
Obviamente, o prazo de entrega para produtos artesanais pode variar bastante, devido aos fatores internos e externos de cada negócio. As razões que frequentemente afetam o cálculo da estimativa de encomendas e devem ser consideradas são:
- Tempo de produção: o período necessário para fabricar ou personalizar os produtos deve ser adicionado ao prazo de entrega, incluindo o tempo para aprovação de amostras, produção em massa e embalagem, por exemplo.
- Transporte: o tempo total que o produto leva para ser transportado para o cliente também deve incluir o intervalo de tempo do fabricante, do armazenamento e/ou transporte do fornecedor para o cliente;
- Complexidade do produto: em alguns casos, esse tipo de item pode levar mais tempo para ser produzido do que outros;
- Disponibilidade da matéria-prima: os materiais necessários para a produção podem afetar tanto o envio quanto o prazo de entrega, provocando atrasos;
- Volume de pedidos: se o empreendedor estiver lidando com um grande volume de pedidos, os prazos de entrega também podem ser maiores;
- Capacidade de produção: a capacidade de produção da fábrica ou do fornecedor também deve ser considerada. Se ambos estiverem sobrecarregados, isso pode atrasar o resto do processo;
- Escalabilidade do negócio: se o produto é feito em pequena escala, os prazos de entrega podem ser mais curtos do que em grande escala;
- Método de produção: alguns métodos podem ser mais rápidos do que outro;
- Fatores externos: Fatores externos como a pandemia, greves, condições climáticas e desastres naturais também podem afetar o prazo de entrega.
Aqui no blog já mencionamos o lead time e como melhorar a entrega de produtos sob demanda. Em geral, o período para envio pode variar de alguns dias a algumas semanas, depende das circunstâncias citadas.
Se a sua loja vende produtos artesanais, é importante informar ao cliente sobre o tempo de recebimento antes da finalização do pedido.
Vale ressaltar que a lei exige isso, pois segundo o Código de Defesa do Consumidor, toda loja virtual deve especificar claramente a estimativa de entrega para produtos sob demanda ou pronta-entrega, para que o cliente possa ter uma expectativa clara sobre a sua compra.
Continue lendo para entender melhor as diferenças no envio de ambos, assim como as vantagens e desvantagens de cada um.
Vantagens em vender produtos sob demanda
- Menor investimento inicial: não é necessário investir muito dinheiro para comprar estoques dos produtos, permitindo que comece a vender com menos capital, gerando maior flexibilidade para adaptar-se às mudanças de mercado e menos riscos financeiros;
- Flexibilidade de oferta: é possível oferecer uma ampla variedade de produtos sem precisar se preocupar com excesso de estoque, ao contrário da pronta-entrega;
- Melhor relacionamento com fornecedores: ao comprar produtos apenas quando eles são necessários, há uma margem de negociação, com melhores preços e condições entre os seus fornecedores;
- Otimização no armazenamento: sem a necessidade de armazenamento de quantidades abundantes de estoque, sobra espaço para outras atividades.
Desvantagens dos produtos sob demanda
- Prazos de entrega maiores: os intervalos podem ser maiores do que se houvesse estoques prontos para entrega, o que pode afetar a satisfação do cliente, por isso reforçamos a necessidade de incluir um prazo adicional de entrega para lojas virtuais;
- Falta de produtos: em algum momento pode acontecer do seu negócio não conseguir atender a demanda dos clientes devido a atrasos na produção ou problemas com fornecedores, por exemplo;
- Maior custo de produção: por conta da quantidade reduzida de produtos produzidos, o custo unitário pode ser maior;
- Dificuldade de previsão da demanda: sem estoque, fica mais difícil prever a demanda dos clientes e se planejar para atendê-los. Acesse fretehero.com.br e veja como é simples solucionar esse problema. Para facilitar ainda mais, assista o vídeo abaixo:
Continue lendo para acabar com as dúvidas sobre produtos sob demanda ou pronta entrega e escolha a melhor opção para a sua loja online. Já abordamos o primeiro tipo, agora falaremos sobre o segundo.
Produtos à pronta-entrega
Diferentemente dos produtos sob demanda, os produtos à pronta entrega são aqueles que já estão disponíveis em estoque e podem ser enviados para o cliente imediatamente após a compra.
Sendo assim, eles não precisam ser produzidos ou fabricados antes de serem enviados e geralmente têm um prazo de entrega mais curto do que se fossem encomendas. Alguns exemplos de produtos ou nichos que podem ser vendidos à pronta-entrega, são:
- Consumo: alimentos, bebidas, cosméticos;
- Eletrônicos: televisores, computadores e outros dispositivos eletrônicos;
- Brinquedos: jogos, bonecos, entre outros itens;
- Vestuário: roupas, sapatos e acessórios;
- Peças automotivas: carros, motocicletas e outros veículos;
- Livraria: livros, revistas, jornais e outros itens impressos;
- Jardinagem: plantas, sementes, ferramentas de jardinagem;.
- Construção: tijolos, cimento, telhas e outros materiais.
É notável que alguns nichos se repetem, mas produtos sob demanda ou pronta-entrega têm bastante distinção, principalmente na questão de trazer mais exclusividade aos itens, ou seja, características mais personalizadas e escolhidas por cada cliente.
Dicas para calcular o prazo de entrega de produtos pronta-entrega
O prazo de entrega para produtos à pronta entrega no Brasil é afetado por alguns fatores semelhantes aos produtos sob demanda. As causas mais comuns que impactam na estimativa da entrega dos itens em estoque são:
- Tempo de preparação: o tempo necessário para preparar o produto para o envio, incluindo embalagem e etiquetagem.
- Disponibilidade de estoque: a disponibilidade de estoque deve ser verificada para garantir que o produto esteja disponível para envio imediato.
- Localização do cliente: o tempo de espera pode ser mais longo para clientes localizados em áreas remotas ou com difícil acesso;
- Método de envio: uma entrega expressa tem menos tempo de transporte do que uma entrega convencional;
- Fatores externos: condições climáticas e períodos de grande demanda, como festas e feriados, greves, desastres naturais e a pandemia também afetam a estimativa de entrega;
- Logística: a eficiência da logística pode afetar o prazo de entrega, se houver problemas com transporte ou armazenamento, isso pode atrasar o prazo de entrega;
- Políticas internas: algumas lojas virtuais têm políticas de entrega mais rápidas do que outras, dependendo da sua estrutura e recursos.
Rastreio.net
Uma vez que esses fatores são considerados, é possível estimar um prazo de entrega aproximado e notificar o cliente automaticamente com o Rastreio.net, aplicativo que permite acompanhar tudo sobre os pedidos enviados (pagos, não pagos, pendentes, a caminho e os que já chegaram no destino).
Desse modo, os clientes podem se manter informados sobre o status das suas compras, trazendo transparência e melhorando a comunicação com a loja, além de não sobrecarregar a equipe de atendimento. Veja como o Rastreio.net pode ajudar a rastrear as encomendas do seu negócio online:
O rastreamento automático permite que os lojistas gerenciem e rastreiem seus pedidos de forma mais eficiente, o que pode ajudar a reduzir erros e atrasos, além de insights. As informações do Rastreio.net podem fornecer dados valiosos para ajudar a tomar decisões sobre suas operações de logística e entrega.
De maneira geral, o prazo de entrega para produtos à pronta entrega no Brasil pode variar, pois não há uma data limite estabelecida pela lei, desde que esteja acordado com o cliente e a oferta seja cumprida.
Vantagens dos produtos à pronta-entrega
- Tempo de entrega curto: maior capacidade de atender a demanda imediata dos pedidos, garantindo mais satisfação ao cliente que não deseja esperar;
- Velocidade: ao ter itens um estoque, as lojas podem enviar rapidamente os pedidos, aumentando a fidelidade e a retenção;
- Menor risco de indisponibilidade dos produtos: a ausência da necessidade de produzir novos itens a cada compra, aumenta o controle do estoque, reduzindo o risco de vender produtos indisponíveis.
- Flexibilidade de mercado: o estoque permite que as lojas virtuais ajustem sua oferta de acordo com as mudanças nas demandas do mercado.
Desvantagens dos produtos à pronta-entrega
- Maior risco financeiro: se os produtos em estoque não forem vendidos rapidamente, podem se tornar obsoletos ou desatualizados, resultando em perdas financeiras;
- Ausência de personalização: os produtos à pronta-entrega são geralmente feitos em massa e não podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente, ao contrário dos produtos sob demanda;
- Qualidade inferior: devido à produção em larga escala, os produtos à pronta-entrega podem ter qualidade inferior em comparação com os produtos feitos sob encomenda;
- Preço mais alto: os custos de armazenamento e transporte podem elevar os preços da pronta-entrega;
- Menor variedade: os produtos em estoque são geralmente limitados em termos de variações como cores, tamanhos e designs.
Antes de decidir entre vender produtos sob demanda ou pronta-entrega, planeje e considere questões como o tamanho do estoque, o volume de vendas, as necessidades dos clientes e a capacidade de produção.
É importante avaliar cuidadosamente esses fatores para conseguir tem uma loja virtual de sucesso. Sendo assim, fica claro que há vantagens e desvantagens em ambas opções e a escolha entre elas dependerá do que deseja para o seu negócio.
Resumo: principais diferenças no envio de produtos sob demanda ou pronta-entrega
A maior distinção entre produtos sob demanda ou pronta-entrega é a disponibilidade dos itens no momento da compra, fator que impacta nas outras etapas, como o tempo de preparação, prazo de entrega, rastreamento de pedidos, notificação de entrega e personalização. Confira os detalhes a seguir.
Tempo total
O tempo de preparação dos produtos pronta-entrega é extremamente reduzido, pois podem ser enviados imediatamente, enquanto os produtos sob demanda podem demorar sendo produzidos, personalizados e preparados para envio.
Disponibilidade
Produtos sob demanda podem se esgotar rapidamente, enquanto produtos com estoque à pronta-entrega podem ser comprados a qualquer momento, enquanto houver estoque disponível na sua loja.
Prazo de entrega
O prazo de entrega para produtos pronta-entrega é geralmente menor, devido ao tempo necessário para fabricar ou personalizar produtos sob demanda. Se a sua loja trabalha com dropshipping, encontrar fornecedores nacionais, pode ser uma saída.
Custo
Produtos sob demanda poder ser mais caros, pois envolvem mais trabalho e tempo para serem fabricados ou personalizados. Produtos com estoque à pronta-entrega costumam ser mais baratos devido a economias de escala.
Rastreamento de pedidos
É mais fácil rastrear pedidos de produtos pronta-entrega, pois eles já estão prontos para serem enviados, enquanto os pedidos de produtos sob demanda podem precisar de acompanhamento durante o processo de produção.
Sabemos que o rastreamento de produtos sob demanda é mais complexo, pois a possibilidade de serem fabricados ou personalizados em diferentes locais antes de serem enviados para o cliente aumenta o prazo de entrega.
A automação Frete Hero pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio, acrescentando os dias que desejar no prazo de entrega dos seus produtos sob demanda. Por apenas R$19,00 mensais, assine o Frete Hero agora mesmo!
Notificação de entrega
É mais fácil enviar notificações automáticas de entrega para clientes que compraram produtos pronta-entrega, enquanto os clientes que compraram produtos sob demanda talvez precisem ser notificados manualmente sobre o status do pedido.
Personalização
Usualmente, produtos pronta-entrega são menos exclusivos, enquanto produtos sob demanda permitem maior personalização. Produtos sob demanda geralmente podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente, enquanto produtos com estoque geralmente não podem ser modificados.
Gerenciamento de estoque
Produtos sob demanda não requerem um grande estoque, pois eles são fabricados ou personalizados somente quando há uma encomenda. Na contramão, produtos pronta-entrega requerem um gerenciamento de estoque mais rigoroso para garantir que haja espaço suficiente para atender a demanda.
Planejamento de produção
A produção de produtos sob demanda exige um planejamento mais ágil, pois as necessidades do cliente podem mudar rapidamente. Já a produção de produtos com estoque é mais previsível e pode ser planejada com antecedência.
Transporte
Produtos sob demanda talvez precisem ser transportados diretamente do fabricante para o cliente, enquanto produtos com estoque pronta-entrega podem ser armazenados em um centro de distribuição antes de serem enviados para o cliente.
Frete Hero: aplicativo para aumentar o prazo de entrega
O Frete Hero é uma solução que permite aos comerciantes eletrônicos planejarem e automatizarem o cálculo do prazo de entrega de itens que exigem um tempo maior de fabricação, como no caso dos produtos sob demanda.
Com o Frete Hero, as lojas virtuais podem conseguir muito mais eficiência e melhorar a experiência dos clientes.
Esse aplicativo da Empreender, também oferece recursos de rastreamento de entrega e notificações automáticas para os clientes, garantindo que as entregas sejam feitas de maneira oportuna e sem problemas. Confira algumas recomendações de aplicativos para usar com o Frete Hero:
Recomendações de aplicativos para usar com o Frete Hero
As integrações no e-commerce possuem o papel fundamental de agregar funcionalidades nas lojas virtuais, pois a maioria das plataformas não disponibiliza nativamente algumas opções necessárias para aumentar a perfomance dos negócios online.
Vamos apresentar os melhores aplicativos para o seu negócio online, independente se trabalha com produto sob demanda ou pronta-entrega. Confira:
Lily Reviews
É um aplicativo para importar avaliações e comentários de outras lojas que vendem os mesmos produtos que a sua, gerando mais valor e confiança aos seus clientes.
As avaliações podem melhorar o SEO da sua loja, pois os mecanismos de busca dão peso às avaliações e isso pode ajudar a aumentar o ranqueamento do seu site nos resultados das pesquisas.
Além disso, os reviews podem ser personalizados de maneira intuitiva, até mesmo de plataformas como o Shopee, por exemplo.
Cheguei
O aplicativo Cheguei, insere um botão de “avise-me quando chegar” na sua loja virtual, informando aos clientes automaticamente que o pedido que ele estava procurando, mas havia acabado ou estava fora de estoque, está disponível outra vez.
Avisar os clientes sobre a indisponibilidade de um produto evita que eles fiquem frustrados. Por isso, recomendamos oferecer opções similares, ou disponibilidade futura do produto, aumentando as chances de fechar negócios.
Nossa dica de ouro: para ter acesso a muito mais vantagens, incluindo o Frete Hero e um pacote com mais de 10 aplicativos, assine agora o Empreender.plus!