Pré-Black Friday: 15 dicas para esquentar as vendas em novembro

A pré-Black Friday é uma ótima oportunidade para aquecer as vendas, atrair clientes e criar um relacionamento de confiança que possa impactar positivamente os resultados de novembro.

Afinal, estamos falando de um dos momentos mais esperados do ano para o e-commerce e se você ainda não preparou a sua loja completamente, não se preocupe! 

Há ações estratégicas que você pode implementar agora para aproveitar ao máximo esse período e aquecer as vendas do fim de ano.

Este artigo reúne as melhores práticas e ferramentas que podem fazer a diferença na sua Black Friday 2024. Boa leitura!

15 dicas para a pré-Black Friday no e-commerce [2024]

  1. Ofereça uma prévia de descontos
  2. Organize uma lista de desejos
  3. Adicione gatilhos de urgência e escassez
  4. Invista no atendimento via WhatsApp
  5. Crie combos e pacotes de produtos
  6. Lance campanhas de recuperação de carrinho
  7. Ofereça frete grátis e outras condições especiais
  8. Capturar leads com landing pages
  9. Divulgue nas redes sociais e otimize seus anúncios
  10. Otimize o layout do site para o mobile
  11. Crie FAQs completos para reduzir dúvidas recorrentes
  12. Planeje notificações inteligentes
  13. Use avaliações de clientes para gerar confiança
  14. Monitorar e ajustar preços conforme a concorrência
  15. Prepare o suporte para o pós-venda

1. Ofereça uma prévia de descontos

Um dos atrativos da pré-Black Friday é criar expectativa e antecipação. Então, para engajar os clientes ofereça uma prévia dos descontos em uma campanha exclusiva. 

Pesquisas indicam que uma boa parte dos consumidores estão em busca de ofertas antecipadas para evitar o congestionamento da própria Black Friday.

Por isso, ao disponibilizar alguns produtos com descontos, você cria um gatilho de urgência e até mesmo diferenciação da concorrência, pois o objetivo é atrair a atenção de quem busca boas ofertas sem a pressão da última hora.

Então, uma maneira eficaz de organizar isso é criar listas VIP ou ofertas exclusivas para seguidores nas redes sociais e leads capturados em campanhas anteriores. 

Com o aplicativo Whats.ly da Empreender, você pode enviar criar grupos de WhatsApp automaticamente e enviar mensagens para sua lista de contatos, avisando as vantagens e gerando um senso de exclusividade.

Ao engajar o cliente com uma prévia de descontos, você aumenta as chances de venda e, ao mesmo tempo, prepara o cliente para ofertas futuras.

2. Incentive as listas de desejos

Durante a Black Friday, muitos clientes chegam ao site, veem a quantidade de ofertas, mas acabam se perdendo ou desistindo da compra por falta de organização. 

Uma lista de desejos é uma forma eficaz de auxiliá-los, pois permite que eles separem os produtos que mais interessam para uma próxima compra.

A funcionalidade de wishlist, disponível no app Super Favoritos, é uma maneira simples de manter o cliente focado e interessado nos produtos de sua loja. 

Além disso, ao incentivar os clientes a usar essa lista, você pode enviar lembretes na pré-Black Friday para que eles aproveitem as ofertas desses itens específicos.

Para o lojista, a lista de desejos também oferece uma visão sobre os produtos mais populares e permite ajustar a estratégia de marketing e estoque, antecipando problemas de entrega, por exemplo. 

Portanto, usar esses dados para personalizar o contato com o cliente também gera um relacionamento mais próximo e direcionado.

3. Adicione gatilhos de urgência e escassez

Os gatilhos mentais de urgência e escassez são muito eficazes para estimular a decisão de compra. 

Frases como “últimas unidades” ou “só até hoje”, impulsionam o cliente a agir imediatamente, evitando a procrastinação na hora de fechar o carrinho.

Segundo o Google, os consumidores brasileiros tendem a responder bem a esse tipo de abordagem, especialmente quando acompanhados de um visual que reforça a mensagem. 

Ferramentas como o 365 Artes permitem criar selos de promoção de “última unidade” ou “só até meia-noite” para fotos de produtos, chamando a atenção do cliente e reforçando a ideia de oportunidade única.

Sendo assim, o uso de gatilhos de urgência e escassez traz o benefício de acelerar o ciclo de compra e aumentar a conversão da sua loja. 

Além disso, esses gatilhos ajudam a destacar produtos específicos ou que precisam ser vendidos com mais agilidade, otimizando o estoque e o fluxo de caixa.

4. Invista no atendimento via WhatsApp

Um atendimento rápido é fundamental para converter clientes que têm dúvidas de última hora, e o WhatsApp se mostra um canal eficaz nesse processo. 

Hoje em dia, muitos consumidores preferem resolver dúvidas por WhatsApp, pela rapidez e informalidade. Assim, oferecer esse tipo de atendimento se torna um diferencial competitivo.

Com o Botão Zap da Empreender, o cliente pode iniciar uma conversa diretamente pelo WhatsApp, levando consigo o link da página do produto de seu interesse. 

Isso facilita o processo de atendimento, pois o lojista já sabe qual item atrai a atenção do cliente, diminuindo o tempo de resposta.

Além disso, investir no atendimento pelo WhatsApp melhora a experiência do cliente e reduz o abandono de carrinho. 

O atendimento personalizado também torna a relação mais próxima e incentiva a fidelização, um ponto importante para manter o cliente após uma Black Friday.

5. Crie combos e pacotes de produtos

Durante a pré-Black Friday, muitos consumidores buscam combos e pacotes promocionais para economizar. 

Segundo pesquisas, muitos consumidores buscam combos e pacotes para economizar na compra, então crie combinações de produtos complementares com um desconto especial. 

Dessa forma, além de aumentar o ticket médio, você oferece uma opção atraente para quem está em busca de ofertas mais econômicas. 

Crie combinações atrativas, como “compre 2 e leve 3”, e destaque esses pacotes na página inicial do site para que o cliente perceba o valor agregado.

Vale ressaltar que essa prática também é benéfica no gerenciamento de estoque, pois permite ajustar a saída de produtos que possam estar com menor demanda ou encalhados.

6. Lance campanhas de recuperação de carrinho

O abandono de carrinho é uma das grandes dores dos lojistas, e esse problema se intensifica em períodos de grande volume de visitas. 

Ferramentas de recuperação de carrinho, como o SAK, podem ser integradas para enviar mensagens automáticas que lembrem os clientes dos produtos que deixaram para trás.

Essas mensagens devem ser amigáveis ​​e personalizadas, incentivando o cliente a voltar ao site e finalizar a compra. 

7. Ofereça frete grátis e outras condições especiais

O frete grátis é uma das condições mais valorizadas pelo consumidor brasileiro, e um diferencial importante para atrair clientes. 

Sendo assim, se for viável, ofereça essa vantagem para aumentar as chances de venda durante a pré-Black Friday e reduzir a principal objeção de compra.

Além disso, considere oferecer condições especiais de parcelamento sem juros ou descontos para pagamento à vista, dependendo do perfil do seu público-alvo

Essas facilidades também atraem os clientes que buscam economizar mais,  atendem a diferentes tipos de clientes e ajudam a aumentar o ticket médio.

Para o lojista, o frete grátis pode ser uma estratégia para desovar estoque de produtos de baixo custo.

Enquanto isso, as condições de parcelamento oferecem uma segurança financeira que pode fazer toda a diferença na decisão de compra dos clientes.

8. Capturar leads com landing pages

Para atrair mais pessoas durante a pré-Black Friday, invista em landing pages para captar leads específicos nas promoções. 

Ofereça um formulário simples e direto, destacando as vantagens de se cadastrar, como receber ofertas exclusivas ou ter acesso antecipado às promoções. 

Desse modo, uma boa página de captura deve ter um apelo visual e uma chamada de ação clara.

O app Landing Page da Empreender permite criar páginas personalizadas e com alta conversão, oferecendo uma experiência visual que atrai e engaja o cliente. 

Depois, esses leads serão nutridos com e-mails e mensagens, criando expectativas para as ofertas da Black Friday.

9. Divulgue nas redes sociais e otimize seus anúncios

A pré-Black Friday é um período ideal para criar conteúdo específico para redes sociais, então, use o Instagram, Facebook e TikTok para anunciar ofertas antecipadas e engajar clientes. 

Afinal, muitos consumidores descobrem ofertas em redes sociais, então, investir em campanhas direcionadas pode ser altamente eficiente.

Os apps Widget Instagram e Widget TikTok da Empreender facilitam a integração do feed de redes sociais na sua loja virtual.

Sendo assim, tornam a navegação mais dinâmica e ajudam o cliente a conhecer mais sobre a sua marca e os seus produtos antes de tomar uma decisão.

Além disso, a presença ativa nas redes sociais amplia o alcance, cria uma comunicação direta com o cliente, incentiva o engajamento, direciona os clientes para o checkout e aumenta as chances de conversão.

Nesse contexto, outra boa alternativa é contratar influenciadores digitais através do app Ovni, que facilita a conexão entre você e os profissionais que podem divulgar o seu negócio, seja por permuta ou pagamento em dinheiro, pois vocês decidem.

10. Otimize o layout do site para o mobile

Atualmente, grande parte das compras são feitas via smartphone, por isso, é fundamental que o site da loja esteja bem otimizado para dispositivos móveis. 

Isso inclui o layout, os botões de ação, o processo de checkout e o carregamento das páginas, que devem ser rápidos para evitar o abandono de carrinho.

Essa otimização garante que a experiência do usuário seja positiva, contribuindo positivamente para melhores taxas de conversão.

Além disso, teste os principais passos de compra para evitar problemas e melhorar a experiência do cliente.

Aqui, mais uma vez os lojistas podem contar com o app Landing Page, que possui templates responsivos, ou seja, adaptáveis a qualquer tela e dispositivo.

11. Crie FAQs completos para reduzir dúvidas recorrentes

Durante a pré-Black Friday, o número de visitantes na loja aumenta significativamente, e com isso também surgem mais dúvidas dos clientes. 

Um FAQ bem estruturado ajuda a responder às perguntas mais frequentes de forma rápida, diminui a necessidade de atendimento individual e aprimora a experiência de compra.

O SAK oferece uma funcionalidade de criação de FAQ que permite adicionar respostas automáticas às dúvidas comuns dos clientes. 

Questões sobre prazos de entrega, política de trocas e devolução, assim como  formas de pagamento são exemplos de temas que podem ser desenvolvidos. 

Além disso, integrar o FAQ ao atendimento automatizado permite que o cliente encontre respostas de forma rápida, evite frustrações e aumente a confiança na loja.

Portanto, o FAQ é uma ferramenta poderosa, pois alivia a sobrecarga no atendimento e otimiza o tempo da equipe, permitindo que ela se concentre em questões mais complexas. 

12. Planeje notificações inteligentes

Alguns clientes deixam as compras de última hora, e notificações inteligentes de última hora podem ser uma ótima estratégia para captar essas vendas. 

Utilizando o Whats.ly, é possível enviar mensagens programadas diretamente para os clientes que estão em grupos de WhatsApp ou em sua lista de contatos.

Essas notificações contêm lembretes sobre ofertas específicas, descontos que estão acabando ou podem até mesmo o estoque limitado de alguns produtos. 

Estudos mostram que essas notificações geram um senso de urgência, incentivando os clientes a finalizarem a compra antes que as ofertas expirem.

Sendo assim, ocorre o benefício de converter clientes indecisos e maximizar o retorno das campanhas, especialmente na reta final da Black Friday.

13. Use avaliações de clientes para gerar confiança

A prova social é uma estratégia muito poderosa para aumentar a confiança dos novos clientes da sua loja virtual, principalmente para os indecisos. 

Desse modo, durante a pré-Black Friday, a visualização de avaliações de clientes anteriores pode influenciar a decisão de compra e facilitar a conversão. 

O app Lily Reviews permite que você adicione comentários e depoimentos de clientes diretamente nas páginas do produto, criando um ambiente de confiança. 

Sendo assim, os clientes podem compartilhar suas experiências, e isso impacta novos compradores, que podem tomar decisões com mais segurança.

Por isso, contar com avaliações em produtos relevantes e populares pode ser uma vantagem competitiva e melhorar a percepção do cliente em relação à sua marca.

14. Monitorar e ajustar preços conforme a concorrência

Em um evento como a Black Friday, o preço é um fator determinante para muitos clientes e o marketing digital para e-commerce é um grande aliado. 

Então, durante a pré-Black Friday, é importante monitorar o comportamento dos preços na concorrência e ajustar sua estratégia de acordo. 

Se possível, ofereça descontos competitivos e condições de pagamento vantajosas para captar os clientes que estão comparando preços.

No entanto, para facilitar esse ajuste, é importante ter um sistema de monitoramento e flexibilidade para alterar os valores conforme necessário. 

Essa prática ajuda o lojista a competir diretamente com outras lojas, tornando suas ofertas mais atraentes e maximizando o volume de vendas.

Além disso, monitorar os preços também ajuda a alinhar a margem de lucro com a demanda, garantindo que a sua loja esteja sempre em uma posição de destaque.

15. Prepare o suporte para o pós-venda

O pós-venda é uma etapa essencial para garantir que os clientes fiquem satisfeitos com a compra e considerem voltar para novas transações. 

Durante a Black Friday e a pré-Black Friday, o suporte para questões como trocas, devoluções e estimativas de entrega é fundamental para uma boa experiência de compra.

O Rastreio.net oferece uma solução prática para que o cliente acompanhe o status do pedido, reduzindo a ansiedade e as dúvidas relacionadas ao envio.

Afinal, manter o cliente informado sobre o andamento do pedido diminui as chamadas no suporte e ajuda a construir uma relação de confiança com a loja.

Para o lojista, um bom pós-venda aumenta a fidelização e incentiva o cliente ao retorno, então, tenha uma equipe bem preparada! 

Clientes satisfeitos também são mais propensos a recomendar uma loja, contribuindo para a construção de uma base de consumidores mais engajados e leais.

Pronto para esquentar as vendas da pré-Black Friday?

A pré-Black Friday é uma excelente oportunidade para preparar o terreno e atrair mais clientes, mesmo que você não tenha iniciado os preparativos com tanta antecedência. 

Essas dicas foram elaboradas para melhorar o seu processo de venda, alinhar estratégias de marketing e aprimorar o atendimento ao cliente.

Além disso, podem ser aplicadas de maneira rápida, para aquecer as vendas e garantir uma experiência mais atrativa para os potenciais compradores.

Afinal, lembre-se de que as ofertas que antecedem a Black Friday são uma oportunidade para se destacar e conquistar a confiança dos consumidores que ainda estão decidindo onde comprar. 

Utilize as ferramentas da Empreender para automatizar processos, otimizar o atendimento e oferecer uma experiência completa, desde o primeiro contato até o pós-venda. Conheça agora mesmo o Empreender Plus!