Criativo que converte: o que não pode faltar para vender muito!

Em meio à vasta oferta de produtos e serviços no e-commerce, a forma como você apresenta sua marca pode fazer toda a diferença no sucesso de suas vendas. 

Nesse cenário, contar com um criativo que converte é uma das estratégias mais eficazes para destacar negócios digitais, aumentar as conversões e garantir um crescimento sustentável.

Quando falamos em criativos, estamos nos referindo a todas as peças visuais e textuais usadas para atrair a atenção dos consumidores — sejam banners, anúncios, posts em redes sociais ou imagens de produtos. 

Neste artigo, exploraremos o que não pode faltar em um criativo eficiente e como a ferramenta 365 Artes, da Empreender, pode te ajudar nessa jornada. Boa leitura!

O que não pode faltar em um criativo que converte?

Um criativo que converte não é apenas atraente visualmente, mas também comunica claramente o valor do produto ou serviço.

Além disso, incentiva o cliente a tomar uma ação, seja clicar em um anúncio, adicionar um item ao carrinho ou concluir uma compra.

Os consumidores hoje estão expostos a milhares de estímulos diariamente, especialmente em plataformas digitais como Instagram, Facebook e Google. 

Isso significa que o seu criativo precisa se destacar em meio a essa enxurrada de informações, não é mesmo?. 

E, além de chamar a atenção, ele deve ser claro o suficiente para transmitir a mensagem principal de forma rápida e direta.

Para elaborar um criativo que converte, é necessário se atentar a alguns elementos essenciais que tornam suas peças mais eficazes. A seguir, destacamos os principais aspectos que você deve considerar.

1. Clareza na mensagem

O primeiro passo para fazer um bom criativo é garantir que a mensagem seja clara, pois, se o consumidor não entender rapidamente o que está sendo oferecido, há grandes chances de ele ignorar o anúncio ou a imagem. 

Portanto, seja um desconto, uma promoção por tempo limitado ou o lançamento de um novo produto, a informação chave precisa estar evidente, então, use textos diretos e objetivos, evitando longas descrições ou frases complicadas. 

Um exemplo clássico é o uso de selos nas imagens dos produtos, como descontos e frete grátis, algo que o 365 Artes faz com bastante maestria. 

Essa estratégia já dá ao cliente uma razão clara para clicar e saber mais.Desse modo, frases curtas e impactantes facilitam a compreensão rápida e aumentam a chance de conversão. Veja como é fácil usar o 365 Artes:

2. Visual atraente e coerente

Um design esteticamente agradável e coerente com a identidade da sua marca pode atrair o olhar do cliente e gerar interesse instantâneo. 

Afinal, no e-commerce, onde o cliente não pode tocar ou ver o produto pessoalmente, o visual é o grande diferencial e o primeiro elemento que chama a atenção. 

Para isso, é importante investir em uma paleta de cores consistente com a imagem da sua loja.

O 365 Artes se destaca nesse quesito, oferecendo uma ampla biblioteca de templates profissionais criados para diferentes tipos de negócios. 

Essas artes editáveis no Canva gratuito, permitem que mesmo quem não tenha conhecimento de design possa criar visuais atraentes para o feed, stories, banners de e-commerce e muito mais. 

Sendo assim, é possível personalizar cores, fontes e imagens de acordo com o estilo da sua marca, sem precisar de softwares avançados como Photoshop.

Outro ponto importante é garantir que o design seja adequado a diferentes formatos, pois um criativo que funciona no Instagram pode não ter o mesmo impacto em um e-mail marketing, por exemplo. 

Adaptar o design para cada plataforma é essencial para manter a coesão e aumentar a eficácia das suas campanhas.

3. Imagens de alta qualidade

A qualidade da imagem que você utiliza em seus criativos pode afetar diretamente a percepção que o cliente tem do seu produto. 

Então, imagens em baixa resolução ou mal editadas podem passar uma impressão de amadorismo, fazendo com que o consumidor perca a confiança na marca.

Por isso, o 365 Artes facilita a criação de artes profissionais sem a necessidade de contratar um designer. 

Com uma vasta biblioteca de templates e mais de 1100 arquivos editáveis no Canva, você pode criar banners, posts e outros criativos de maneira simples e rápida. Veja:

As imagens de alta qualidade disponíveis no banco de dados do app podem ser facilmente ajustadas para promover datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

Além disso, essas campanhas temáticas ou sazonais, quando bem trabalhadas, fortalecem a conexão emocional com o público, gerando mais interesse e, consequentemente, mais vendas.

4. Chamadas de ação eficientes com gatilhos mentais

Um call to action (chamada para ação) é uma parte fundamental de qualquer criativo que converte. Afinal, a CTA é o convite para que o consumidor realize uma ação específica.

Dessa forma, um dos fatores que mais influenciam a conversão é o uso de gatilhos mentais, especialmente a urgência e a escassez

Quando o cliente sente que precisa agir rápido para não perder uma oportunidade, a chance de ele finalizar a compra aumenta significativamente.

O 365 Artes permite criar esses gatilhos com selos como “Últimas peças”, “Oferta Válida até hoje” ou “Desconto exclusivo por tempo limitado”. 

Esses selos podem ser aplicados diretamente sobre as imagens dos produtos, destacando visualmente as informações mais importantes.

Por exemplo, em datas como Black Friday ou Natal, inserir selos com prazo de validade das promoções pode acelerar o processo de compra e aumentar suas vendas.

Porém, lembre-se: a CTA deve estar sempre em um local de destaque e ser o mais objetiva possível, para criar esse senso de urgência e acelerar a decisão de compra.

Além disso, o 365 Artes permite a programação com a data e a hora de entrada e saída dos selos nos seus produtos, funcionalidade que facilita a vida do lojista e é útil em períodos especiais para incentivar a conversão.

Então, isso também garante que suas campanhas estejam sempre atualizadas, sem que você precise gerenciá-las manualmente.

5. Foco no público-alvo

Você sabia que conhecer bem o seu ICP, persona e público-alvo é essencial para fazer um criativo que converte? 

Afinal, cada segmento de mercado tem suas preferências, dores e motivações, então o seu criativo deve refletir isso. 

Portanto, um anúncio direcionado a jovens entre 18 e 24 anos, por exemplo, será muito diferente de um criativo voltado para pessoas de 35 a 50 anos. 

A linguagem, o design e até mesmo os produtos destacados devem ser adaptados conforme o público.

Um erro comum é criar uma comunicação genérica, que não dialoga diretamente com as necessidades e desejos do cliente.

O relatório Hotmart Insights 2023 revelou que um dos fatores mais importantes para a conversão é a personalização da oferta para o público certo

Desse modo, ao alinhar suas campanhas com o perfil dos seus clientes, você aumenta significativamente as chances de venda​.

A personalização das artes no Canva é facilitada no 365 Artes, permitindo que você ajuste o tom e o estilo de comunicação conforme o seu público. 

Isso ajuda a criar uma comunicação visual mais empática e conectada ao perfil de quem compra.

6. Prova social e depoimentos

Nada influencia mais uma decisão de compra do que a prova social, pois mostrar que outras pessoas já compraram e aprovaram o produto ou serviço é um excelente gatilho de confiança. 

Ferramentas como Lily Reviews, da Empreender, podem ser integradas ao seu e-commerce para coletar depoimentos, avaliações positivas e até mesmo o número de pessoas que já adquiriram o produto. 

Esses dados podem ser destacados e transformados em criativos visuais que mostram a satisfação dos compradores, servindo como um poderoso gatilho para novos clientes.

O Lily Reviews, permite que você adicione avaliações diretamente na página do produto e até mesmo na sua landing page. 

Isso ajuda a aumentar a credibilidade da oferta e a influenciar positivamente a decisão de compra.

7. Otimização para mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é essencial que todos os criativos sejam otimizados para visualização em smartphones e tablets. 

De acordo com o E-commerce Trends 2024, 71% das compras online no Brasil já são feitas via dispositivos móveis​. 

Isso significa que, se o seu criativo não for visualizado corretamente em uma tela de celular, você pode perder uma grande parcela de potenciais clientes.

Sendo assim, o formato da arte que você cria também influencia na conversão, pois diferentes plataformas de e-commerce e redes sociais exigem diferentes tamanhos e resoluções de imagem. 

Um criativo que converte precisa ser otimizado para todos esses formatos, desde banners grandes até imagens menores para posts em redes sociais.

O 365 Artes foi desenvolvido com essa versatilidade em mente, oferecendo templates otimizados para banners hero, feed, stories, entre outros. 

Isso significa que você pode criar um único conceito visual e adaptá-lo rapidamente para diversas plataformas, economizando tempo e garantindo consistência na comunicação em vendas.

8. Testes e otimizações contínuas

Para garantir que seu criativo continue convertendo bem, é importante realizar testes frequentes e otimizações com base nos resultados. 

Isso pode incluir testes A/B com diferentes versões de um mesmo anúncio, variações de cor, layout ou chamadas de ação, para ver qual performa melhor.

Acompanhando o desempenho das campanhas e ajustando detalhes com base no comportamento do público, você pode aumentar gradativamente as suas taxas de conversão. 

Plataformas como Facebook Ads e Google Ads oferecem ferramentas que permitem testar diferentes criativos em campanhas pagas, ajudando a identificar os elementos que mais geram resultados.

Vale lembrar que o que funciona para um público ou produto pode não funcionar para outro, e é aí que entra a importância de monitorar os KPIs ou métricas de desempenho.

A partir desses dados, é possível refinar as campanhas e melhorar ainda mais o desempenho dos seus criativos.

O criativo é a porta de entrada para suas vendas online!

Um criativo que converte é aquele que equilibra um design atrativo com uma mensagem clara e objetiva para atrair a atenção do consumidor e levá-lo à ação.

Ferramentas como o 365 Artes oferecem todos os recursos necessários para que pequenos e médios negócios possam criar campanhas poderosas sem a necessidade de um designer profissional ou softwares caros.

Com isso, você pode vender mais e destacar sua loja, oferecendo uma experiência de compra visualmente atraente e eficaz. Saiba mais sobre o app:

O sucesso nas vendas começa com a estratégia certa e, com um criativo que converte, suas campanhas estarão no caminho certo para alcançar resultados expressivos.

Afinal, no e-commerce, o criativo é o primeiro passo para conquistar o cliente e transformar visitas em conversões.

O 365 Artes oferece facilidade de integração com as principais plataformas de e-commerce, como Nuvemshop, Shopify, WooCommerce e Cartpanda. Experimente o app gratuitamente!